Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 07:34
Por: Fabiana Batista

    Imprimir


Também há uma situação não prevista pela Seduc que está gerando problemas dentro do sistema de Disk Matrícula. Trata-se da dificuldade que os pais surdos-mudos têm para acessar o serviço quando seus filhos não são portadores da deficiência.

O irmão e a cunhada da secretária executiva Clarett Faleiro estão nessa situação. Foram até a escola com a sobrinha de 8 anos para fazer a matrícula e receberam a informação de que teriam que acessar o serviço somente por telefone. Assim, essas pessoas estão tendo que solicitar o favor a outras pessoas. "Minha sobrinha veio até o meu trabalho para que eu tentasse realizar o procedimento. Estou tentando desde segunda-feira (3), praticamente a cada cinco minutos e durante todo o dia, mas não consigo", lamenta Clarett.

Ela pondera que ainda está em certa vantagem em relação a outras pessoas. "Aqui no meu trabalho tenho o equipamento de rediscagem automática e, por isso, posso ligar o tempo todo, só apertando um botão. Mas, e como é que ficam aqueles que não têm telefone em casa e precisam pedir favores a outras pessoas ou ficar horas no orelhão? As pessoas não são obrigadas a parar tudo o que estão fazendo para insistir dessa forma", avalia a secretária executiva.

A superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Roberta de Castro Pinto Penna, afirmou que o portador de necessidades especiais têm prioridade na hora de ser matriculado. No entanto, assumiu que, de fato, o sistema não previu a existência de casos específicos, como o da família de Clarett. Por isso, garantiu que quem estiver nessa situação poderá procurar a própria Seduc (no Centro Político Administrativo) ou a Assessoria Pedagógica do Município (rua Comandante Costa) para resolver o problema.(FB)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361393/visualizar/