Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 07:30
Por: Fabiana Batista

    Imprimir


"No momento, todas as linhas do serviço discado estão ocupadas. Por favor, chame novamente em alguns minutos". Essa é a mensagem que pais estão ouvindo cada vez que tentam matricular seus filhos em escolas estaduais via Disk Matrícula. O serviço começou a funcionar na segunda-feira (3) e já é motivo de reclamação.

O problema é que eles têm que parar de trabalhar toda hora para tentar durante todo o dia serem atendidos, mas a mensagem é, sempre, de que o sistema está ocupado. Ana Maria Araújo tentou ligar no número do serviço por mais de 1 hora. Não obteve sucesso. "Fui até a escola e falei com o diretor. Tive que explicar que preciso trabalhar, que não posso ficar ao telefone fazendo mil tentativas", conta Ana Maria que quer matricular o filho na 7ª série. Segundo ela, o dirigente afirmou que vai tentar resolver o seu problema. Ela ia voltar no período da tarde para ter resposta.

A superintendente de Gestão Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Roberta de Castro Pinto Penna, explica que o serviço está em pleno funcionamento mas que o problema é que todos os pais estão ligando ao mesmo tempo com receio de não conseguirem a vaga. "O Disk Matrícula vai até o dia 23 de janeiro e não vai liberar a vaga para quem ligar primeiro. Esse critério não existe nesse sistema", garante Roberta.

A proximidade da casa do aluno é o principal fator a ser considerado na hora de definir o local da matrícula, segundo a superintendente. "Também vamos checar se o aluno tem irmão na mesma escola e se os pais trabalham em local próximo", acrescenta.

Roberta destaca que há vaga para "todo mundo" e que o Disk Matrícula foi criado justamente para melhorar a qualidade do processo que, antes, tinham como critério a ordem de chegada.

Atualmente, cerca de 500 mil alunos já estudam nas escolas do governo do Estado. São 193 estabelecimentos, distribuídos em seis municípios. A meta, segundo a Seduc, é de matricular mais 30 mil a 35 mil alunos via Disk Matrícula. Isso significa que a média de atendimento é de 1,5 mil pessoas por dia nos 20 dias de serviços (3 a 23 de janeiro). "Nesta segunda-feira, superamos essa meta diária, realizando mais de 1,8 mil atendimentos", comemora a superintendente.

Um dia após o término do período de inscrições, ou seja, no dia 24 de janeiro, começa a fase de análise dos cadastros. Três dias depois, será publicada a listagem com o resultado final. "Queremos tranquilizar a população de que vai haver vaga para todo mundo. Inclusive, nossa oferta é maior do que a demanda, ou seja, vai até sobrar", garante a superintendente. O número do Disk Matrícula é 0800 647 3035.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361394/visualizar/