Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 07:05
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


Cinco parlamentares da Câmara de Primavera do Leste (a 239 km de Cuiabá) querem o vereador Angelin dos Santos Baraldi (PPS) fora da prefeitura. Baraldi, que ocupa interinamente o cargo de prefeito, é acusado de recorrer a expediente desonesto para ocupar a função. Segundo os vereadores, ele simulou o próprio desmaio para validar a sessão irregular em que se autoproclamou presidente da Mesa Diretora e impedir a realização de uma nova sessão. Ontem, os vereadores estiveram em Cuiabá para pedir apoio dos deputados da Assembléia Legislativa.

Eles mantiveram encontro com o presidente José Riva (PTB), e os deputados Silval Barbosa (primeiro-secretário) e José Carlos do Pátio, ambos do PMDB. Na audiência, eles exibiram a gravação da sessão, gênero pastelão. As cenas mostram a condução do processo eleitoral e o desmaio do "vereador-prefeito". "Buscamos uma alternativa pacífica. Precisamos de uma solução para a cidade que se encontra num grande vácuo administrativo", reclama o vereador Luiz Carlos Magalhães Silva, o "Luizinho" (PSDB).

Luizinho presidiu a sessão posterior, do dia dois, em que escolheu a mesa diretora, tendo como presidente o vereador José Gonzaga Tonon, o "Zé Tonon" (PMDB). Luizinho sustenta que o Regimento Interno e a Lei Orgânica da Câmara dizem que na ausência do vereador que mais fez parte da mesa diretora - Baraldi se enquadrava nesse critério -, o processo eleitoral deveria ser conduzido pelo mais votado. "Quando ele desmaiou e não tinha condições de prosseguir, o processo deveria ter prosseguimento por mim, mas ele não deixou e encerrou a sessão, mesmo passando mal", relata.

"A vacância do cargo de prefeito em Primavera do Leste nos preocupa. Temos que empregar mecanismos jurídicos e legais para conduzir o processo. O que está em jogo é a quarta economia do Estado, uma cidade-modelo. Temos que garantir a soberania do município", disse o deputado peemedebista Zé do Pátio.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361401/visualizar/