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Economia
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 20:55

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As duas rodovias estruturantes do transporte mato-grossense não são pavimentadas integralmente. A BR-163 é asfaltada até o município de Santa Helena (Norte), enquanto a BR-158 é pavimentada até o município de Ribeirão Cascalheira, seguindo de chão até o Estado do Pará, que tem o percurso pavimentado.

A situação prejudica o escoamento da safra agrícola, bem como a liberdade de ir e vir dos moradores da região de entorno da rodovia. Vale ressaltar que ambas rodovias são geridas pelo Governo Federal. No caso da BR-163 (Cuiabá-Santarém), o transporte agrícola segue com destino ao porto de Santarém, onde são distribuídos para os mercados asiático e europeu.

As ações necessárias para a pavimentação da via serão formatadas pelo Grupo de Trabalho Interministerial (GTI), formado por 15 ministros, e sociedade, com objetivo promover o desenvolvimento sustentável da área.

No trecho da BR-163, que liga as cidades de Santa Helena a Guarantã do Norte, o Governo do Estado firmou parceria com a União para pavimentação de 34,12 km. No acordo, Mato Grosso investirá R$ 9,4 milhões e a Governo Federal R$ 4,3 milhões. O Estado custeará 69,3% da obra, devido a importância da viabilização da estrada para logística de transporte do país.

A rodovia Cuiabá - Santarém tem 1,7 mil km de extensão, e foi aberta em 1973, onde a política desenvolvida pelo presidente, Emílio Garrastazu Médici, era expandir as fronteiras econômicas sentido floresta amazônica.

São 714 km em Mato Grosso, dos quais 626 são asfaltados. Para chegar ao Estado do PÀ faltam 87,82 km de estrada de chão, de maneira que ao final da obra faltarão apenas 53,7 Km.

SANTARÉM -O porto de Santarém começou a operar em 11 de fevereiro de 1971. O objetivo primário era atender as necessidades das cidades próximas. Atualmente, é uma das vias de acesso dos produtos brasileiros aos mercados externos.

À margem direita do rio Tapajós, próximo à confluência com o rio Amazonas, no local denominado Ponta da Caieira, o porto fica na cidade de Santarém, no Estado do Pará.

A rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163) é um dos acessos dos produtos de Mato Grosso a hidrovia. Além dos grãos, a madeira e o álcool são artigos de grande importância nos embarques internacionais.




Fonte: 24 Horas News

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