Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 18:44

    Imprimir


Os testes realizados em amostras de 28 animais de uma fazenda no Mato Grosso do Sul suspeitos de terem febre aftosa deram negativo para a presença da doença. O Ministério da Agricultura divulgou hoje os resultados

"Terminamos a terceira leitura dos exames e todas elas deram negativo para a aftosa", afirmou o diretor do Departamento de Defesa Animal do ministério, Jorge Caetano Júnior. O governo encaminhou amostras para um exame que funciona como contraprova depois que testes preliminares, realizados em dezembro, indicaram a possibilidade de os bois estarem com febre aftosa.

Caetano Júnior acredita que os exames preliminares indicaram a presença da doença porque os bois haviam sido vacinados há pouco tempo e os organismos dos animais ainda estavam reagindo ao medicamento. "Possivelmente houve interferência da vacina no resultado. Os animais haviam sido vacinados poucos dias antes dos exames preventivos".

O Ministério da Agricultura vai encaminhar os resultados dos exames para os países que pediram informações sobre os possíveis casos de aftosa no Mato Grosso do Sul, como Chile e Austrália (este último chegou a proibir as importações de carne brasileira, apesar de não ser um cliente tradicional do país).

O governo elevou em 2004 os investimentos na área sanitária para tentar vencer a febre aftosa, que pode prejudicar as exportações de carnes brasileiras. No ano passado, o Brasil registrou dois focos de febre aftosa, mas ambos em regiões remotas, que não são áreas exportadoras de carne (Amazonas e Pará).

A Rússia, um dos principais clientes no exterior, proibiu os embarques de qualquer tipo de carne "in natura" brasileira em setembro de 2004, após o segundo foco de aftosa.

O país aliviou apenas parcialmente o embargo no final do ano passado, liberando os embarques do Estado de Santa Catarina.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361487/visualizar/