Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 18:00
Por: Susan Faria

    Imprimir


A TV Escola, da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), apresenta hoje, dia 4, e amanhã, 5, a série Panorama Histórico Brasileiro, produzida pelo Instituto Itaú Cultural. Com vários diretores, a série mostra a produção cultural do Brasil desde o século XVIII até a pós-modernidade nos seus aspectos histórico, político e econômico. É uma oportunidade para se compreender cada época histórica do país.

Hoje, a partir das 17h, serão exibidos os programas Século XVII: a Colônia Dourada; Independência; Os Reinados; A Arte no Auge do Império e Nasce a República. Amanhã, a série começa a ser apresentada às 7h, com os episódios Modernismo: os Dias 20; Anos 30: Entre Duas Guerras, Entre Duas Artes; No Tempo da Segunda Guerra; Novos Rumos: Pós-Guerra; A Era JK e Pós-Modernidade.

Eduardo Escorel, João Batista de Andrade, Fernando Severo, Denoy de Oliveira, Roberto Moreira, Décio Pignatari, André Klotzel, Mirella Martinelli e Francisco César Filho são os diretores dos programas.

A série apresenta, também, o documentário Sobre os Anos 60, dirigido por Jean-Claude Bernardet e produzido pela Dezenove Som e Imagem. O trabalho, inédito, utiliza basicamente imagens de arquivo reunidas em trabalho de montagem visual e sonora, sem locução descritiva. "É uma obra de caráter autoral, interpretação cinematográfica do período, elaborada sob o ponto de vista do realizador", explica Ricardo Ribenboim, artista plástico e designer gráfico.

CULTURA ALTERNATIVA

A série mostra, ainda, o documentário Anos 70: Trajetórias, dirigido por Marcelo Gomes, com roteiro de Bráulio Mantovani. Nele é mostrada a década do desbunde e da cultura alternativa, período de mudanças comportamentais, de atitudes transgressoras na arte e na cultura e da consolidação de uma indústria cultural difundida, sobretudo, pela televisão.

A TV Escola é transmitida para mais de 50 mil escolas públicas do país. A emissora pode ser captada por antena parabólica pelas operadoras DirecTV, Sky e NET.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361502/visualizar/