Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 16:00

    Imprimir


O ministro de Assuntos Exteriores da Croácia, Miomir Zuzul, apresentou nesta terça-feira sua demissão "irrevogável" ao primeiro-ministro, Ivo Sanader, que a aceitou, segundo os meios oficiais croatas.

Zuzul dirigiu uma carta ao primeiro-ministro, nas quais esclarecia as razões de sua renúncia, e onde indicava a "desproporção entre meu trabalho e minha imagem pública".

"Com esta decisão desejo facilitar, em primeiro lugar ao governo que você lidera, o caminho para a plena integração na União Européia: não quero ser um peso no caminho de sucessos que juntos edificamos", afirma Zuzul.

O ministro de Exteriores esteve em novembro passado no centro de um escândalo de corrupção e conseguiu superar uma moção parlamentar apresentada pela oposição.

Sanader rejeitou destituir aquele que ele considera sua mão direita e seu mais fiel aliado, alegando que não foram encontradas provas de atuações ilegais.

Apesar disso, Zuzul, de 49 anos e diplomata de carreira, se situou em várias pesquisas como a pessoa mais impopular e negativa de 2004 na Croácia.

O ex-ministro assegura na mencionada carta que sua demissão não significa que aceite as acusações de enriquecimento pessoal por suborno feitas contra de sua pessoa.

Também avalia que os resultados do governo de Sanader e do ministério de Exteriores foram excelentes e lembra que Bruxelas aceitou o começo das negociações sobre o acesso com a Croácia e fixou para isso a data de 17 de março.

Além de ministro de Exteriores, Zuzul tinha sido designado chefe da delegação croata nas negociações com a UE, mas Sanader declarou dias atrás depois de conversar com lideres opositores que poderia mudar essa decisão.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361531/visualizar/