Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 04 de Janeiro de 2005 às 08:42
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


O primeiro dia de trabalho de Murilo Domingos (PPS) como prefeito de Várzea Grande foi marcado por visitas a órgãos públicos. O chefe do Executivo iniciou os trabalhos, porém, sem espaço definido para despachar, uma vez que o gabinete do prefeito, no Palácio Couto Magalhães, está em reforma. Até que os trabalhos sejam concluídos, Domingos vai utilizar o espaço da Secretária de Promoção Social, onde será montado um gabinete provisório.

“Se fosse decisão minha, eu não faria esta reforma agora, faria antes ou depois, em virtude do período das chuvas”, avaliou o prefeito sobre o fato de começar o mandato sem gabinete.

A primeira ação do prefeito, depois de conceder entrevista a uma emissora de televisão, foi uma visita ao Departamento de Água e Esgoto (DAE), onde ele assinou a primeira ordem de serviço: uma requisição para combustível. Na ocasião foi feita a transmissão de cargo do ex-presidente, João Bastos Pinho, para o atual presidente, Carlos Gomes.

Depois de visitar o DAE e obter as primeiras informações sobre a situação do órgão, Murilo Domingos seguiu para Fundação de Saúde de Várzea Grande (FUSVAG), onde, acompanhado do secretário de Saúde, Arilson Arruda, percorreu todas as dependências do Pronto Socorro Municipal e pode conhecer a estrutura do órgão.

O terceiro órgão a ser visitado foi a Secretaria de Promoção Social. A intenção, além de tomar conhecimento da situação do órgão, era avaliar a estrutura para a instalação do gabinete provisório. No período da tarde estavam previstas visitas a outras secretarias.

DAE – Com uma arrecadação mensal de cerca de R$ 800 mil, o DAE tem hoje um dívida que compromete mais de 16% dessa receita. A informação foi passada ontem ao prefeito Domingos pelo ex-diretor, João Bastos. Ainda segundo o ex-diretor, o DAE possui uma inadimplência que soma cerca de R$ 18 milhões.

Conforme o prefeito, será feito uma campanha de conscientização para diminuir a inadimplência. “A população vai saber da nossa intenção e vai pagar sim a água”, assegurou. Para incentivar o pagamento das contas atrasada, a prefeitura pretende parcelar a dívida em 24 meses, podendo chegar até a 36 meses.

Segundo João Bastos, 95% da população do município recebe água tratada e 12% tem esgoto tratado. Porém, há contradições nestes números. Murilo Domingos afirmou que, pelos dados preliminares, constata-se que cerca de 10% da população não recebe água porque não tem rede instalada. “E há ainda os que tem a rede porém não recebem água”, observou.

Conforme o novo presidente do DAE, Carlos Gomes, uma das prioridades do prefeito Domingos será fazer com que toda a população receba água. Para isso, destacou ele, será necessário trabalhar para aumentar a arrecadação e cortar gastos, uma vez que hoje o DAE não está conseguindo pagar a sua conta de energia. “Todos os setores que estão gastando a mais do que o necessário serão cortados. Pode haver demissão e pode remanejamento”, frisou.

SAÚDE – Na área da Saúde, a prioridade será a descentralização do atendimento. “Vamos fazer a saúde por inteiro, eliminar as filas e fazer com que o atendimento chegue mais próximo das pessoas”, disse o prefeito.

Várzea Grande conta hoje com três Postos da Saúde da Família, cada um com três equipes. A meta é chegar até 2008 com 17 PSF e 51 equipes. De acordo com o secretário Arilson Arruda, que acumula também a superintendência da Fusvag, além da descentralização do atendimento, a saúde preventiva também é uma meta. Ele ressaltou ainda que o Hospital Regional de Várzea Grande deverá ser inaugurado em 2006.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361678/visualizar/