Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 22:20

    Imprimir


Washington - O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, designou hoje dois ex-presidentes - seu pai George H. W. Bush e Bill Clinton - para liderarem uma campanha nacional com o objetivo de arrecadar fundos para auxiliar as vítimas das tsunamis na Ásia e África. "Peço a todos os americanos que contribuam na medida de suas possibilidades", disse Bush na Sala Roosevelt da Casa Branca.

Clinton e o ex-presidente Bush vão liderar um esforço para convencer as pessoas e as empresas dos Estados Unidos a apoiarem, por meio de contribuições privadas, a ajuda que está sendo fornecida por organizações não governamentais e outras instituições às zonas devastadas pelos maremotos, disse o mandatário.

"Nos próximos dias, os presidentes Clinton e Bush pedirão aos americanos para que doem diretamente a organismos de caridade confiáveis, que já estão proporcionando ajuda às vítimas das tsunamis", afirmou Bush. O presidente pediu aos americanos que doem dinheiro ao invés de outros artigos. "As doações em dinheiro são mais úteis", disse.

O anúncio foi feito como parte do esforço da Casa Branca para reparar a imagem de que o apoio americano para o desastre foi menor que dos outros países, em especial considerando o amplo apoio recebido pelos EUA de outras nações nos dias seguintes aos ataques de 11 de setembro de 2001.

Bush enfrentou críticas por ter esperado três dias depois do maremoto de 26 de dezembro para interromper suas férias e fazer seus primeiros comentários a respeito da tragédia. Outros países ofereceram grandes quantias em dinheiro com maior rapidez, e o Japão superou o total de US$ 350 milhões comprometidos pelos EUA até agora.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361732/visualizar/