Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 16:26

    Imprimir


Os contribuintes vão começar o ano de 2005 com elevação dos gastos mensais. É que começa a vencer neste mês a primeira parcela ou cota única do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2005.

O pagamento da primeira parcela do IPVA ou da cota única com desconto de 3,5% dos veículos com placa final 1 deve ser paga no dia 10 de janeiro. Os veículos com placa final 2 terão de pagar a primeira parcela ou cota única com desconto no dia 11 de janeiro.

O pagamento prossegue até o dia 21 de janeiro, vencimento dos veículos com placa final zero.

O pagamento do IPVA poderá ser feito à vista, em janeiro, com o desconto de 3,5%; à vista, em fevereiro, sem desconto; ou em três parcelas (de janeiro a março).

Quem optar pelo parcelamento deve pagar a primeira cota em janeiro. Se perder o prazo de pagamento da primeira parcela em janeiro, também perderá o direito ao parcelamento. Nesse caso, só poderá pagar à vista, em fevereiro, sem desconto.

Para quem atrasar o pagamento das demais parcelas, haverá cobrança de multa de 20% e juro pela taxa Selic.

Quem comprar um veículo zero em 2005 terá desconto de 3% se pagar o imposto à vista --em até cinco dias úteis após a emissão da nota fiscal. Se perder o prazo, terá de pagar sem desconto.

Mais caro

O IPVA de 2005 está em média 7% mais caro. O licenciamento também ficará mais caro. A taxa de licenciamento subirá de R$ 42,47 em 2004 para R$ 45,22 neste ano.

O licenciamento pode ser feito antecipadamente pelos contribuintes que pagarem o IPVA em cota única em janeiro (com desconto) ou fevereiro (sem desconto) ou na terceira parcela, até 23 de março.

Nesses casos, não será preciso obedecer à escala pelo final da placa. Outra opção é pagar o licenciamento com base na escala normal, de abril a dezembro, conforme o algarismo final da placa.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361838/visualizar/