Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 03 de Janeiro de 2005 às 09:40
Por: Justina Fiori

    Imprimir


A Fundação Mato Grosso já abriu a comercialização dos espaços para a Agrishow Cerrado 2005, que está confirmada para o período de 19 a 23 de abril, no Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, em Rondonópolis. Expositores que participaram em abril passado estão confirmando o retorno para esta edição, marcada mais para o final do mês de abril para atender ao produtor rural, que poderá fazer as suas compras com a colheita concluída, inclusive os do Sul do Estado, onde a colheita se dá mais tarde.

A mudança na data da Agrishow Cerrado acabou modificando o calendário de outras feiras, como é o caso da Agrishow Comigo, que será realizada no inicio de abril em Rio Verde, Goiás, e a Agrishow Ribeirão Preto (São Paulo), que está marcada para meados de maio.

Romão Viana, coordenador da Agrishow Cerrado, diz que a quarta edição da feira em Rondonópolis deve consolidar alguns projetos já implantados, como é o caso da programação específica para o pequeno produtor, que tem à sua disposição linhas especiais de crédito, portfólio diferenciado das revendedoras de máquinas e implementos agrícolas e demonstrações práticas de equipamentos destinados ao segmento.

Outro projeto que deve ser reforçado na programação da Agrishow Cerrado é a visitação programada aos plots das empresas de sementes e produtos químicos. Essa visitação ganha força em função dos excelentes resultados em pesquisa de sementes e produtos químicos alcançados pelas empresas e a especial atenção do produtor rural para essa área diante da incidência da ferrugem asiática na cultura da soja.

Quando se trata de comercialização, o coordenador da feira acredita que o carro-chefe continuará sendo os silos e armazéns já que, mais uma vez, o produtor vai colher uma safra em que terá que organizar o fluxo da colheita contando com as más condições das estradas brasileira e a insuficiência de infra-estrutura nos portos. Somam-se as oscilações do mercado e a pouca capacidade de armazenamento nas propriedades rurais de Mato Grosso e região. Tudo isso deve levar o produtor a investir em silos e armazéns, como ficou comprovado na Agrishow Cerrado 2004, onde esse segmento faturou alto.

Pulverizadores e fertilizantes também devem ter uma boa procura – acredita Romão. Ele lembra que os pulverizadores são fundamentais na lavoura na aplicação de fungicida para o combate da ferrugem asiática. Quando aos fertilizantes, o coordenador esclarece que, apesar dos preços menores das comoditties no mercado internacional e do aumento nos custos da produção, o agricultor não terá como deixar de investir em fertilizantes para viabilizar uma produtividade maior. “Essa crise da agricultura é cíclica e vai mostrar que só quem é profissional na produção no campo poderá permanecer no mercado”, avalia Romão.

Em abril passado, a feira comercializou R$ 1,4 bilhão, deixando para trás a Agrishow Ribeirão Preto, que fechou com R$ 1,2 bilhão.

Romão Viana não aposta em números para a próxima edição da feira, mas acredita que os expositores estarão dispostos a mostrar que são parceiros do produtor rural mesmo em momentos de crise.




Fonte: Primeira Hora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361939/visualizar/