Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 18:00
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


Umas das artes mais conhecidas no Brasil e atualmente

muito difundida no mundo, a capoeira, revelou no final deste ano o campeão brasileiro e professor, Marcio Rogério da Silva, Soneca, do grupo Axé Capoeira de Nova Mutum. O campeonato aconteceu em três etapas, São Paulo, Pernambuco, Bahia e teve a participação de aproximadamente dois mil competidores.

Professor Soneca, assim como gosta de ser chamado pelos amigos, consagrou- se campeão de capoeira na etapa final, que aconteceu em meados de dezembro. O campeonato foi divido em três fases, classificatória, eliminatória e final. A primeira delas aconteceu em São Paulo, onde aproximadamente dois mil competidores tiveram a chance de se classificar. A segunda em Recife, PE, a qual para Soneca foi a mais difícil, pois teve que enfrentar os melhores adversários que são os pernambucanos, a fase foi de eliminatórias e qualquer deslize desclassificava o competidor. Já a terceira e última, foi realizada em Salvador.

Lá o mutuense pode escrever seu nome no esporte,se tornando campeão nacional na categoria professor.Mas o título nacional não foi o limite para o capoeirista mutuense, o próximo paço segundo ele, é ficar entre os melhores no campeonato mundial que vai acontecer no Recife, mais precisamente na Praia de Boa Viagem, no ano de 2005. “Cerca de 16 países vão participar do campeonato mundial.

Será uma semana de competição e toda a cidade vai estar voltada a atividades relacionada a capoeira. Música, história, cultura afro-brasileira farão parte do espetáculo das competições”, diz. Segundo Soneca, nas competições são avaliados vários requisitos, são eles: toque de instrumentos, canto, movimentação de entrada e saída de um golpe e posição de ataque. “Nesta arte não existe nas competições um contato agressivo, somente golpes leves e demonstrativos. Em cada desafio é avaliado o conjunto que envolve um conhecimento geral da capoeira”, explica.

O professor Soneca faz parte do grupo Axé Capoeira, do mestre Marcos Antônio da Silva, Barrão, que atualmente ensina a capoeira em quase todo o mundo. Ele explica, que a capoeira é uma arte criada no Brasil, mas a mistura é afro-brasileira. A arte era usada pelos escravos vindos da África, o gingado que mais perecia uma dança, na verdade era um disfarce para que os mesmos treinavam para se defender dos senhores. “A capoeira é resultado de um fato lamentável da história, mas que atualmente traz muito benefícios a saúde, pois qualquer pessoa pode praticar.

O ritmo mistura dois estilos, a regional e a angolana, resultando na capoeira brasileira”, conclui.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362047/visualizar/