Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 17:53

    Imprimir


O candidato pró-ocidente Viktor Yushchenko, dado como vencedor das eleições presidenciais ucraniana, vai comemorar a passagem do ano na Praça da Independência em Kiev, palco da "revolução laranja". Também estará no local o herói de outra ex-república soviética, o presidente georgiano Mikhail Saakachvili, ídolo da "revolução da rosa", que expulsou há um ano Eduard Chevardnadze do poder na Geórgia.

De acordo com o embaixador georgiano em Kiev, Grigori Katamadze, Saakachvili chegará nesta sexta-feira a Kiev para realizar uma visita particular de 24 horas. O chefe do Estado georgiano vai se reunir no final da tarde com o atual presidente ucraniano Leonid Kutchma e depois com Yushchenko, acrescentou.

Saakachvili já se reuniu duas vezes antes das eleições com Yushchenko, que assim como ele é partidário de uma aproximação da Europa e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), apesar de estarem dentro da zona de influência russa.

Apesar da proximidade com o líder georgiano, Yushchenko prometeu que sua primeira visita oficial será à Rússia, que apoiou seu rival Viktor Yanukovich. Este, por sua vez, ainda tenta por todos os meios impugnar o resultado das eleições de domingo, aceito pela Europa e Estados Unidos.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362049/visualizar/