Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 08:09

    Imprimir


O prefeito eleito, Júlio César Ladeia, 43 anos, assume, na madrugada desse sábado, em plena virada do ano, a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra. Eleito em uma votação histórica, onde conseguiu mais de 46% dos votos, Júlio César contou a nossa equipe de reportagem quais serão as suas principais providências a serem tomadas quando assumir a prefeitura, além das ações que irá desempenhar no decorrer do seu mandato.

DS: Quais as primeiras providências que sua administração irá tomar a partir de janeiro de 2005?

Júlio César: Primeiramente iremos dar acesso irrestrito à população a todas as pastas da prefeitura, e dando total liberdade ao Ministério Público. Temos como objetivo arrumar a casa em seis meses, para que todas as nossas ações possam ser realizadas a partir de um planejamento estratégico, para que, a partir de 2006, o orçamento seja programado de acordo com as nossas necessidades. Temos também como prioridade, já no início da nossa administração, informatizar todos os setores da prefeitura.

DS: O que é mais cobrado hoje no município é a questão de emprego e geração de renda. Que investimentos na sua administração vão beneficiar a comunidade nesse sentido?

Júlio César: O grande diferencial de nossa administração será não esperar que o povo tome a atitude, nós vamos criar as nossas atitudes. Já temos previstas a criação de uma indústria cooperativada de confecção e também a agroindustrialização do município. Por isso nós agregamos a secretaria de agricultura à secretaria de produção e desenvolvimento, porque todo mundo sabe plantar, todo mundo sabe colher mas o problema está no pós-produção. O nosso objetivo é industrializar o nosso produto aqui mesmo no município e com isso gerar renda e divisas para a nossa região. Porque nós não podemos ser apenas exportadores de matéria prima, temos que agregar valores aqui mesmo. Nós vamos ser o grande orientador, fomentadores e parceiro na realização de projetos de industrializações para a geração de empregos. Acredito que para a grande salvação da falta de emprego são as cooperativas. Continua o meu objetivo de gerar nove mil empregos em Tangará da Serra só que o que queremos é gerar empregos novos, com empresas vindo de fora para aumentar as nossas divisas.

DS: Nós fizemos um especial educação, e o atual Secretário da pasta sugeriu que fosse feito, para melhoria da educação no município, concurso público e não mais teste seletivo. Isso faz Parte do seu plano de governo?

Júlio César: Isso já deveria ter sido feito antes, porque é uma exigência do Ministério Público, isso não é novidade. Para se ter uma idéia, nós já tínhamos feito o pedido para a atual administração para fazer o edital para no máximo até março nós já estarmos realizando o concurso público, infelizmente isso não foi feito. Isso é uma necessidade da lei. Vamos fazer concurso público para a educação e saúde, e também para os outros setores que forem necessários.

DS: Quanto à indústria, há possibilidade de novas instalações, até mesmo alguma já em vista?

Júlio César: Já mantivemos contato e já fomos visitar algumas empresas, mas primeiramente precisamos dar a certeza para os empresários que agora em Tangará da Serra existe um governo sério e bem compenetrado e principalmente que estamos localizados no centro da região e temos a capacidade de ser um município que abastece outros municípios. Tangará é um município viável, é um município que tem muitas coisas que favorecem a instalações de indústrias e é isso que vamos mostrar aos futuros investidores.

DS: Atenção Básica é o principal entrave da saúde no município. Quais as suas propostas de melhorias nesse sentido?

Júlio César: Muita gente fala disso, mas não mostrou nada para que fosse modificado. Temos um projeto importante nesse setor, que passa primeiro pela adequação da Unidade Mista de Saúde para que sejamos um pólo regional de saúde. A saúde é um saco sem fundo no município. Não temos atenção básica e ninguém deu atendimento para isso até hoje. No nosso programa de governo já tinha isso, que era oferecer atenção básica para a saúde. Nos fizemos um levantamento e encontramos uma necessidade de implantar mais de 15 unidades do Programa Saúde da Família de uma única vez no município, para atingir a meta de cobertura de 70% da população atendida, para que o município deixe de gastar com a saúde. Porque a partir desse momento, que atingirmos mais de 70%, o estado entra com a contrapartida de 100% com os recursos gastos com os PSF´s.

DS: Em relação às auditorias que serão feitas, quais os períodos de realização? Há mudanças nessa proposta?

Júlio César: A auditorias irão acontecer. O único prazo que será obedecido será os da licitação para a contratação da empresa que irá realizar esse trabalho. O que queremos é saber de tudo que aconteceu nos últimos anos. Nós só temos uma vaga noção e não queremos que ações passadas possam prejudicar o município mais a frente.

DS: A Gleba Triângulo será futuramente um distrito, com proposta de efetivação. Há algum outro projeto que possa tornar uma outra comunidade em distrito? Júlio César: O caso das comunidades se tornarem distrito é um processo natural, não temos como prever isso. Mas, como vamos fazer com que essas comunidades possam ter opções de geração de renda, e é por isso que iremos ajudar na implantação de cooperativas para que as famílias que vivem nessas regiões possam continuar em suas terras.

DS: O Banco do Povo será implantado em Tangará da Serra?

Júlio César: Na realidade nós já buscamos informações sobre a criação do Banco do Povo. Sabemos que existe a possibilidade, a necessidade e acima de tudo há a nossa vontade. A partir do momento que nós assumirmos nós vamos estar trabalhando para a viabilização dessa realidade.

DS: Recentemente, você recebeu uma carta avisando sobre um suposto atentado. Mudou alguma coisa com relação ao cerimonial de posse hoje à noite?

Júlio César: Eu recebi um bilhete de alguém possivelmente dizendo que haveria um plano de atentado no dia da posse. Se alguém sabe de alguma coisa seria muito importante que avisasse a polícia. Sei que a polícia já vem há alguns dias acompanhando algumas comentários nesse sentido e está tomando conta disso. Até o momento nada mudou, no dia da posse, mas a segurança está reforçada. Minha preocupação só é com relação à segunda-feira e na administração do município.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362201/visualizar/