Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 31 de Dezembro de 2004 às 07:58

    Imprimir


A Cultura Tangaraense é um misto da cultura de todo país, pois aqui vivem mineiros, nordestinos, pernambucanos, gaúchos, paranaenses, capixabas, paulistas, indígenas e tantos outros. Isso torna cada vez mais uma cultura rica, pois envolve um grande percentual de pessoas. Ao longo dos anos foi notório o crescimento nas artes, seja com grupos teatrais ou artistas plásticos, como na capoeira, no movimento hip hop, nos esportes, na dança, nos talentos musicais, como também nos desfiles cívicos que sempre fazem uma abordagem no resgate histórico de Tangará da Serra e de outras culturas.

Desde o ano passado foi implantado no município o Instituto Histórico e Geográfico de Tangará da Serra, que tem como principal tarefa a preservação da memória do município, recolhendo, catalogando e registrando sua trajetória histórica, para, de fato, preservar a história do município. Conteúdo com certeza não irá faltar. Cabe ao instituto resgatar a história de Tangará da Serra de forma articulada. Mas para que tudo isso aconteça é muito importante que as pessoas participem e dêem sua parcela de contribuição no sentido de que o instituto cresça.

Por parte da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) várias atividades culturais foram colocadas em práticas ao longo de 2004, a começar pela oferta de 16 modalidades diferentes de oficinas culturais que proporcionam ao público tangaraense a aprender coisas novas e diferentes através das oficinas de: Artesanato, Banda – sopro (música), Banda de Percurssão, Bateria, Coral Infantil, Coral Juvenil, Dança, Desenho, Flauta, Pintura em Tecido, Pintura em Tela, Teclado, Teatro, Técnica Vocal, Violão e Poliritmia.

“O resultado alcançado ao longo do ano foi positivo, além de ser um trabalho de profissionalização também ajudamos a revelar novos talentos em vários segmentos”, afirmou Carlos Antônio Tayano, diretor de cultura do município. Além disso, outros eventos culturais marcaram as atividades do município, no qual se destaca o cadastramento de todos os agentes culturais, possibilitando dessa forma ter um levantamento geral dos talentos existentes, montado através de banco de dados. Essas informações estão reunidas não somente na SEMEC quanto na Secretaria de Estado de Cultura para uma melhor divulgação desses artistas.

Na arte teatral, o Dia Mundial do Teatro foi comemorado com a realização da II Performances de Teatro realizado pela Cia "A Trama do Drama", reuniu grupos teatrais do município. Em Tangará da Serra, o teatro tem crescido progressivamente, tanto no aspecto de apresentação, quanto na conquista de público.

O V Concurso Regional de Poesia Falada, também, foi um dos atrativos ao longo de 2004 reunindo poetas e poetizas acima de 15 anos de Tangará da Serra e região, assim como o XI Concurso Estudantil de Poesia Infanto-juvenil que foi sucesso entre os participantes. O Show de Talentos Locais também sucesso de público na Praça dos Pioneiros, assim como o III Arráia da Serra e o V Concurso Viva São João de Danças Juninas reuniram grande público na Praça dos Pioneiros. Cujo principal objetivo foi incentivar e preservar as tradições juninas, bem como reunir as escolas públicas, particulares e grupos de todo o município no intuito de promover uma confraternização cultural, além de divulgar esse estilo de dança. Assim, como Tangará da Serra foi destaque com o Grupo Os Tangarás no Concurso de Quadrilhas – Arraiá de Todos os Santos, em Várzea Grande.

Por falar em manifestação cultural não podemos deixar de destacar a 9ª edição do Tanfest – Festival da Canção Inédita de Tangará da Serra, que mais uma vez repetiu o sucesso de anos anteriores e levou uma multidão à Praça dos Pioneiros nos três dias de realização. E contou com cerca de 100 inscritos. Como nas edições anteriores, duas modalidades – MPB e Sertaneja - foram disputadas por músicos e intérpretes de Tangará da Serra e outras cidades de Mato Grosso e do Brasil. Tangará da Serra levou a melhor nas duas modalidades, ficando com a primeira e segunda colocações na categoria Sertaneja e o primeiro lugar na MPB.

Neste ano, também tivemos talento musical sendo revelado em nível nacional : Adair Cardoso como sendo “a mais nova estrela” do Programa Raul Gil, na TV Record, em São Paulo. Com apenas doze anos a sua carreira pode ser definida pelo seu talento, humildade e persistência. A estréia do tangaraense foi marcada pela sua bela interpretação da música “América”, composta pelo cantor Jessé. Apesar de iniciante, o “pequeno” demostrou segurança e, principalmente, talento, marca registrada do notável.

Para Carlos Tayano, o ano realmente foi produtivo, mas poderia ter sido melhor. “O maior problema foi a falta de recursos, tantos projetos que recebemos aqui que mereciam o apoio do Departamento de Cultura, mas devido a esta ausência ficamos impossibilitados. Mesmo assim, procuramos trabalhar com todos os segmentos, embora a demanda tenha sido grande”, finalizou Carlinhos, agradecendo a todos que ajudaram, acreditaram e apoiaram o seu trabalho nesse período.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362204/visualizar/