Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Dezembro de 2004 às 14:18

    Imprimir


O papa João Paulo 2º disse estar preocupado com a violência – uma "fonte de sofrimento indizível" – no mundo, principalmente no Oriente Médio e na África, em seu sermão anual de Natal neste sábado.

O Urbi et Orbi do papa foi proferido na Praça de São Pedro, no Vaticano, para milhares de fiéis. A cerimônia deste ano deve ser transmitida pela TV para um número recorde de países.

O sumo-pontífice da igreja católica, que aos 84 anos sofre do Mal de Parkinson e está com a saúde gravemente abalada, destacou a situação do Oriente Médio e da África.

"Eu penso na África, na tragédia de Darfur, no Sudão, na Costa do Marfim e na região dos Grandes Lagos", disse João Paulo 2º.

"E com grande apreensão acompanho a situação no Iraque", completou.

O líder religioso ressaltou, no entanto, estar seguro de que a crise entre israelenses e palestinos vai ser contornada.

"Como posso deixar de olhar com preocupação ansiosa, mas também com confiança invencível, para a terra da qual És filho (Israel e os territórios palestinos)", discursou o papa.

Paz

O papa concluiu fazendo um apelo pela resolução pacífica de todos os conflitos.

"Que se dê um fim às númerosas situações de insegurança que ameaçam transformar-se em conflitos abertos", afirmou.

"Que venha à tona uma vontade firme de buscar soluções pacíficas, com respeito às aspirações legítimas de indivíduos e povos."

Na Missa do Galo, à meia-noite de sexta-feira, João Paulo 2º também tocou no tema "coexistência pacífica" entre palestinos e israelenses, mas fez um sermão curto, mais dedicado a temas religiosos.

O sumo-pontífice disse que toda a Humanidade, com as suas provações e os seus problemas, precisa de Jesus Cristo.

Embora lhe tenha faltado fôlego em alguns momentos, o papa leu os sermões inteiros tanto na Missa do Galo quanto no Urbi et Orbi.

As imagens dos discursos foram transmitidas para mais de 70 países em todo o mundo.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362456/visualizar/