Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 25 de Dezembro de 2004 às 13:50

    Imprimir


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, de visita oficial em Pequim, se reuniu hoje, sábado, dia de Natal, com seu "velho amigo", o ex-presidente chinês Jiang Zemin, informaram à EFE fontes do Ministério chinês de Exteriores.

"O presidente venezuelano teve esta manhã uma reunião com nosso ex-presidente, Jiang Zemin", declarou à EFE He Fenghua, encarregada da imprensa latino-americana de Exteriores.

Trata-se de "uma saudação entre dois velhos amigos, porque Chávez já visitou anteriormente a China em duas ocasiões, por isso eles se conhecem bastante", acrescentou He.

A visita, embora não fizesse parte da agenda oficial, estava prevista anteriormente, segundo informaram à EFE esta semana diplomatas venezuelanos e o próprio Ministério, já que a amizade entre Chávez e Jiang faziam prever uma reunião informal.

Além disso, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, recebeu ontem, sexta-feira, Chávez em Diaoyutai, residência oficial de chefes de Estado chineses, em um primeiro encontro oficial desde que Wen assumiu o poder junto ao presidente, Hu Jintao.

"Nossos países estão mantendo um estreito contato em assuntos internacionais. A China aprecia o apoio da Venezuela em assuntos como Taiwan e os direitos humanos", assinalou Wen a Chávez.

Durante a reunião, ambos os governantes acertaram ampliar a cooperação em setores como a energia, a mineração e as infra-estruturas.

"A situação na Venezuela agora é estável e apropriada para melhorar nossa cooperação econômica e comercial", assinalou Chávez.

O encontro aconteceu uma hora depois de Chávez se reunir também com o vice-presidente, Zeng Qinghong, no Grande Palácio do Povo.

Chávez e Zeng concordaram que era preciso fortalecer as relações bilaterais e expressaram sua satisfação pelo processo de desenvolvimento de seus respectivos países, informou a agência Xinhua.

O presidente venezuelano iniciou sua terceira visita oficial à China no dia 23, quando se reuniu com o presidente Hu e o líder do Legislativo, Wu Bangguo.

Chávez, que viaja acompanhado de uma delegação empresarial e de nove ministros, irá hoje a Jinan, capital da província oriental de Shandong, e voltará hoje mesmo a Caracas, depois de cancelar a visita a uma fábrica de cerveja de Qingdao, na mesma província, segundo confirmou à EFE o Ministério de Exteriores.

As anteriores visitas de Chávez aconteceram em 1999 e 2001, enquanto este ano a China é a última etapa de uma das maiores excursões de Chávez a países com interesses petroleiros em um momento de encarecimento do petróleo e no qual a Venezuela procura outros clientes para seu petróleo que não sejam os EUA, seu principal comprador.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362458/visualizar/