Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 13:54
Por: AFP

    Imprimir


A câmara baixa do Parlamento russo (Duma) aprovou hoje uma lei que substitui o feriado de 7 de novembro, dia da revolução de 1917, por um Dia da Unidade do Povo em 4 de novembro, para celebrar o fim do "tempo agitado" na Rússia em 1612. Os deputados aprovaram em segundo e terceiro turnos o texto por 327 votos contra 104, além de duas abstenções. O texto ainda precisa ser aprovado pelo Conselho da Federação (câmara alta) antes de entrar em vigor.

Os comunistas, contrários à lei que "divide a sociedade", segundo seu líder Guennadi Ziuganov, e uma parte dos deputados nacionalistas de esquerda tentaram, em vão, se opor.

A lei estabelece uma reorganização do calendário de feriados na Rússia. O Dia da Constituição (12 de dezembro) instituído durante a presidência de Boris Yelsin também foi suprimido, assim como o feriado de 2 de maio, deixando o Dia do Trabalho apenas para o primeiro dia do mês.

O dia 7 de novembro, principal festa política da época soviética (que corresponde ao 25 de outubro de 1917 no antigo calendário juliano), havia sido mantido como feriado depois do fim do comunismo. No entanto, no governo de Yelsin foi batizado como "Dia do Acordo e da Reconciliação".

Em 4 de novembro se comemora a expulsão da Rússia dos invasores poloneses que haviam ocupado o Kremlin durante vários meses. O feriado é apoiado pela Igreja Ortodoxa Russa.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362597/visualizar/