Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 12:55

    Imprimir


O mercado de câmbio encerrou as negociações de ontem devolvendo parte das altas dos últimos dias, especialmente após o anúncio da manutenção da taxa básica de juros nos EUA pelo Fed (Banco Central americano) em 1% ao ano. O dólar encerrou o dia cotado a R$ 2,97, em queda de 0,36%, em parte puxado por exportadores pela manhã, aproveitando a alta cotação.

O comunicado divulgado pelo Fed não trouxe novidades, exceto a retirada do termo "paciência" com relação à redução dos juros, o que foi interpretado por alguns operadores como uma antecipação da alta dos juros. Em contrapartida, as autoridades monetárias disseram acreditar que a acomodação poderá ser removida em ritmo a ser analisado.

Na avaliação do gerente de câmbio do Banif Primus, Rodrigo Trotta, o mercado reagiu positivamente à manutenção já esperada e ao comunicado. Segundo ele, o mercado foi orientado por poucos agentes. Por conta disso, uma grande saída de dólares logo após o anúncio da decisão do Fed teria reduzido a velocidade da queda no dia. "O Fed deu boas sinalizações de que o aumento dos juros não vem no curto prazo", disse Trota.

Para ele, é impossível dizer a tendência do dólar no curto prazo, mas no médio a cotação "tende a se alinhar a um movimento de queda". Os contratos de dólar futuro para junho apontaram uma cotação de R$ 3,006. O risco-país mantém a queda de 4,05%, para 662 pontos, o C-Bond tem valorização de 0,69% para 91,125% do valor de face e o Global 40 também registrou alta: de 0,16%, a 91,75% do valor do título. Com a sinalização do Fed, alguns analistas acreditam que o mercado de títulos de emergentes tende a se acalmar.




Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362612/visualizar/