Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 12:44

    Imprimir


Em dezembro de 2003, quando os técnicos do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq) fizeram uma vistoria nas olarias do Estado constataram que 85% da fabricação estava irregular. Depois de implantada e finalizada as etapas do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), em agosto deste ano, os técnicos retornaram as empresas e encontraram 90% da produção regular. De acordo com a gerente de Qualidade, o bom resultado do programa só foi possível porque foi realizado em parceria com os próprios empresários do setor, por meio do Sindicato das Indústrias de Cerâmicas (Sindicer), Senai, Sindicatos das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

O setor de Qualidade do instituto, responsável pela fiscalização de produtos que são certificados pelo Inmetro, como capacete, brinquedos, preservativos e produto têxtil, visitaram até novembro deste ano 5.736 estabelecimentos, em 752 deles foram encontradas irregularidades. No total 5,7 milhões de produtos foram examinados por amostragem.

Aquelas mercadorias que são pesadas longe dos olhos do consumidor também são alvo de fiscalização do instituto, por meio do setor de Pré-Medidos. "São diversos produtos desde aqueles que compõem a cesta básica até uma caixa de fósforo", explicou a gerente do setor, Jussara de Souza. Até novembro, os metrologistas examinaram mais de 313 mil unidades por amostragem, sendo que destes 894 foram reprovados, que resultaram em 829 autos de infração. Até este período os fiscais visitaram 1.021 estabelecimentos.

O setor de Carga Perigosa, que verifica se a quantidade de litros indicada nos caminhões-tanque está correta e se estão utilizando equipamentos de segurança, vistoriou até novembro deste ano 3.555 veículos. Foram realizadas mais de 800 aferições de taxímetros. Os equipamentos de pesagem - balanças, medidores de fios, radares, aparelhos de medir pressão arterial e outros - também são aferidos pelo Imeq, por meio do setor de Metrologia Legal. Até outubro, os fiscais do setor visitaram mais de 11 mil estabelecimentos e somente de balanças de precisão, pequeno, médio e grande porte, foram examinadas 16,5 mil unidades.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362617/visualizar/