Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 24 de Dezembro de 2004 às 10:39

    Imprimir


O novo Honda Accord V6 Híbrido, primeiro veículo híbrido do mundo com motor seis cilindros, começou a ser comercializado no mercado norte-americano no dia 3 de dezembro. Terceiro modelo da marca a apresentar essa tecnologia, além do pioneiro Honda Insight e do Honda Civic Híbrido, o sedã de luxo também utiliza o sistema IMA (Integrated Motor Assist – Motor de Assistência Integrada), em combinação com o VCM (Variable Cylinder Management – Gerenciamento de Cilindros Variáveis).

Com os recursos do VCM, três dos seis cilindros do Honda Accord V6 Híbrido são desativados em velocidade constante e em desacelerações, sem comprometer o desempenho do veículo ou o conforto dos ocupantes.O recurso garante a performance de um motor seis cilindros com a economia de combustível equivalente à de um Honda Civic quatro cilindros.

O modelo é equipado com o motor construído em alumínio e com o comando de válvulas dotado do sistema i-VTEC V6, que gera uma potência de 255 cv a 6.000 rpm e um torque máximo de 32,07 kgf.m a 5.000 rpm, e traz transmissão automática de cinco velocidades.

Já o motor elétrico tem potência de 16 cv a 840 rpm e torque máximo de 13,82 kgf.m a 840 rpm. Essa configuração permite que o sedã apresente um excelente consumo médio: 12 km/litro em trânsito urbano e mais de 15 km/litro na estrada.

NOVO

O design externo do novo Honda Accord Híbrido possui algumas características exclusivas, como a grade dianteira, as novas lanternas traseiras, spoiler na tampa do porta-malas e rodas de liga leve esportivas.

Internamente, mantém o conforto e a sofisticação que fizeram do modelo referência em sua categoria: ar-condicionado automático, volante com regulagem de profundidade e altura, revestido de couro, assim como os bancos e a manopla do câmbio. O painel de instrumentos do Honda Accord V6 Híbrido incorporou um exclusivo display com os indicadores do sistema IMA, incluindo a situação de carga das baterias, indicadores do nível de assistência e uma luz que indica o modo inativo. Há também uma luz indicadora que o veículo está alcançando um alto nível de economia de combustível e que o VCM está operando com três cilindros.

A segurança é outro ponto forte: além de ser dotado de freios com sistema ABS (Anti-lock Braking System), que impedem o travamento das rodas, e de sistema de controle de tração, há airbags frontais e laterais para motorista e passageiro, assim como os do tipo cortina tanto para os bancos dianteiros como o traseiro. O modelo tem cintos de segurança de três pontos em todas as cinco posições de assento. Os dianteiros contam com limitador de carga e pré-tensionadores, que se retraem quando o airbag é acionado, reduzindo o deslocamento do passageiro para frente.

ESFORÇO

A Honda tem se destacado mundialmente pelo esforço no desenvolvimento de tecnologias automotivas, especialmente no que se refere a economia e redução de emissões de poluentes. Com o lançamento do Honda Insight em dezembro de 1999, a empresa tornou-se a primeira a comercializar um veículo híbrido no mercado norte-americano. Com carroceria de alumínio e um design que favorece a aerodinâmica, além do ultra-eficiente sistema IMA, o modelo conquistou todos os títulos de carro mais econômico da América entre 2000 e 2004. Em março de 2002, a Honda implementou a tecnologia híbrida no Honda Civic, que já soma mais de 19 mil unidades comercializadas nos EUA de janeiro a setembro deste ano.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/362656/visualizar/