Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Dezembro de 2004 às 13:52

    Imprimir


O Ministério da Saúde do Japão disse hoje que ao menos uma pessoa havia sido contaminada pela gripe aviária e que outras quatro podem ter contraído o vírus da doença no país depois de um surto registrado em fevereiro deste ano. O caso é o primeiro confirmado de contaminação de uma pessoa pela gripe aviária no Japão. Segundo as autoridades, não havia a possibilidade de essas pessoas virem a contaminar outras. O ministério afirmou ainda que nenhuma das quatro pessoas que haviam provavelmente contraído o vírus da doença tinham desenvolvido os sintomas da gripe.

"Achamos que uma pessoa foi contaminada", afirmou uma autoridade do Ministério da Saúde, acrescentando que havia grandes chances de outras quatro pessoas terem contraído o vírus quando a doença atingiu uma fazenda de Kyoto (oeste do Japão). A informação foi divulgada depois de uma pesquisa com 58 pessoas que participaram de forças-tarefa encarregadas de eliminar os frangos sacrificados em meio ao surto. A pesquisa incluiu testes de sangue realizados em abril.

No sábado, o Ministério da Saúde havia dito que o teste para anticorpos do vírus tinha dado positivo para cinco pessoas, quatro funcionários de uma fazenda de Kyoto e um membro do governo local. Não havia sinais, porém, de que qualquer dos cinco tivesse contraído o vírus de uma outra pessoa, disseram as autoridades. O Ministério da Saúde acrescentou não haver riscos de que venham a transmitir a gripe para terceiros.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e autoridades da área em todo o mundo temem que o H5N1 sofra uma mutação e se transforme em um vírus capaz de se disseminar rapidamente entre os seres humanos, algo que não consegue ocorre hoje. O vírus H5N1, que provoca a gripe aviária, matou 32 pessoas no Vietnã e na Tailândia neste ano.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363030/visualizar/