Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Dezembro de 2004 às 12:41
Por: André Palhano

    Imprimir


O regime de metas de inflação, o câmbio flutuante e a responsabilidade fiscal são pilares de políticas econômicas adotados no mundo inteiro, não apenas no Brasil, afirmou o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, ao defender para uma platéia lotada de militantes petistas reunidos em São Paulo que a política econômica do governo Lula não é a mesma do governo anterior. "Muita gente pergunta se a nossa política econômica é igual, pior ou melhor que a do governo FHC. Se os instrumentos que utilizamos são petistas ou não", disse Palocci em reunião plenária organizada pelo presidente da Câmera dos Deputados, João Paulo Cunha (PT-SP).

"O regime de metas de inflação, por exemplo, não é do PT, nem do FHC e nem de governos anteriores. É um regime inventado na Nova Zelândia em 1992 e adotado hoje por um grande número de países justamente por ser o mais eficiente no combate à inflação", explicou o ministro da Fazenda. Utilizou os mesmos argumentos sobre o câmbio flutuante e a responsabilidade fiscal. Sobre o último ponto, destacou que o aprendizado fiscal não veio do governo anterior, nem do PT, mas sim das "donas de casa", que sabem que não podem gastar mais do que recebem a cada mês.

"O governo não pode gastar mais do que arrecada. E se tem uma dívida ele deve pagá-la, para que sobrem mais recursos para outras despesas e para preservar o seu bom nome na praça", ilustrou. Palocci sublinhou ainda como principais diferenças na política econômica deste governo em relação ao anterior as medidas relacionadas à expansão do crédito bancário na economia, entre elas a simplificação do acesso da população de baixa renda ao sistema financeiro (as contas simplificadas), a expansão do microcrédito e a regulação do crédito com desconto em folha de pagamento para o setor privado.




Fonte: São paulo/AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363540/visualizar/