Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 15:50
Por: Nika Pereira

    Imprimir


Nesta sexta-feira (17.12), professores da rede pública estadual finalizam a última etapa do curso de capacitação desenvolvido no “III Seminário Workshop de Educom.Rádio”, que está sendo realizado no Hotel Paiaguás. O projeto envolve 40 professores, responsáveis em trabalhar e desenvolver com os alunos de 22 unidades, emissoras de rádio dentro da escola.

O seminário começou quinta-feira (16.12), e durante esses dois dias os professores tiveram aulas teóricas e práticas, em como planejar e montar os programas de rádio. “Eles aprendiam o conteúdo, e ao mesmo tempo colocavam o método em prática fazendo um programa radiofônico”, disse Ana Marotto, uma das coordenadoras do projeto Educom.Rádio.

A capacitação está sendo feita por profissionais da Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo (USP), que durante 10 meses estiveram esclarecendo dúvidas dos servidores, inclusive pela internet. “Desde o primeiro seminário, estamos em contato com os professores e alunos envolvidos no projeto, mesmo longe demos continuidade à capacitação via online”, ressalt.

A previsão é que os professores continuem as atividades via internet até novembro de 2005. “O equipamento para implantar o Educom.Rádio nas escolas deve chegar no início de março de 2005. Mesmo com a chegada dos materiais, vamos continuar a comunicação virtual com os profissionais e alunos, até finalizar o projeto”, disse Ana Marotto.

Para a professora da Escola Estadual Raimundo Pinheiro, Ana Lúcia Gouveia, os seminários ajudam a trilhar o caminho certo para a implantação do Educom.Rádio. Além disso, destaca a professora, o projeto está estimulando os alunos a permanecerem nas escolas, principalmente do Ensino Médio. “É um novo desafio, e eles querem participar”, salienta.

Uma equipe de quinze alunos deve ficar responsável pela programação da rádio, que contará com equipamentos como, caixas de som, microfones, mesa de canais, transmissor e antena. A idéia é que todos os estudantes participem fazendo um serviço de rotatividade.

PROJETO - Na região Centro-oeste, além de Mato Grosso, o projeto já foi implantado nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás. Entre as 22 unidades do Estado está uma escola indígena dos índios Xavantes, E. E. São José do Sangradouro, localizada na Br 070, Km 225, município de General Carneiro.

Em Mato Grosso, a coordenação do projeto é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Universidade de São Paulo (USP). O projeto beneficiará 2,8 mil estudantes e 420 membros das comunidades, trabalhando 20 alunos por turma.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/363919/visualizar/