Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 17 de Dezembro de 2004 às 10:37

    Imprimir


Uma das mais importantes certificações internacionais para gestão de qualidade, ISO 9001:2000 é conquistada por uma farmácia de manipulação em Mato Grosso. A Phloraceae é a primeira farmácia de manipulação do Estado a receber a certificação ISO 9001:2000.

As maiores dúvidas de quem procura os serviços de uma farmácia de manipulação envolvem a qualidade do produto.

Será que o princípio ativo é aquele mesmo? Será que a dosagem está correta? E a data de vencimento?

Para garantir essa qualidade, a empresa precisa adotar sistemas de padronização de procedimentos e buscar a certificação da qualidade.

“A certificação verifica o processo desde a qualificação de fornecedores - e isso já garante que a matéria-prima seja de qualidade”, exemplifica a farmacêutica Lucilena de Simone, proprietária da farmácia Phloraceae, em Cuiabá.

“O certificado da ISO é internacional. Por isso, é interessante para o Estado que o maior número possível de empresas alcancem os parâmetros para obter essa certificação”, destaca Lucilena. Ela conta que, no caso da Phloraceae, todas as etapas dos procedimentos foram padronizadas e avaliadas.

“Todo o foco da produção é voltado para a qualidade do produto, o que nos dá muito mais segurança na hora da entrega, pois qualquer margem de erro fica muito menor”, explica.

Lucilena destaca ainda a atuação dos funcionários em todo o processo de certificação.

“As auditorias não eram sobre o meu trabalho, mas sobre o trabalho de todos. A unificação e o comprometimento da equipe são a base para que se possa implantar realmente a qualidade”, afirma.

Por isso, a qualificação dos funcionários é fundamental para a manutenção do certificado, com metas claras a ser cumpridas em quantidade de cursos e treinamentos, seguindo um planejamento.

A versão 2000 da ISO 9001 teve os critérios alterados em relação à versão anterior, que era de 1994. Na prática, isso significa que ficou mais difícil obter a certificação, tanto que muitas empresas que já eram certificadas pelos critérios anteriores ainda não conseguiram fazer a transição. (Com assessoria).





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364013/visualizar/