Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 18:27

    Imprimir



O Asimo (sigla em inglês para Estágio Avançado em Mobilidade Inovativa) agora é capaz de correr, ultrapassar obstáculos e interagir com as pessoas.

A Honda, que é líder no desenvolvimento de robôs humanóides, acredita que em breve o robô poderá empreender tarefas em casas e escritórios. "O objetivo é desenvolver um robô que possa ajudar as pessoas no dia-a-dia", disse um porta-voz da empresa.

Clique aqui para ver o robô Asimo em ação.

Correndo e girando

Fazer o robô começar a correr não foi um processo fácil. Asimo deveria saltar com prescisão e absorver o impacto da queda sem escorregar ou girar.

Por enquanto, o robô só atinge a velocidade máxima de 3 km/h, semelhante a uma marcha atlética.

Mesmo assim, a Honda afirma que o Asimo é quatro vezes mais rápido que o Qrio, da Sony, que se tornou o primeiro robô-corredor no ano passado.

Engenheiros de robótica consideram que um robô é capaz de orrer quando ele consegue manter os dois pés fora do chão entre um passo e outro.

Asimo também se desenvolveu em outros dois aspectos: ele aumentou a velocidade de sua caminhada de 1,6 km/h para 2,5 km/h, e ampliou sua liberdade de movimentos, sendo capaz de girar a bacia e dobrar punhos, polegares e pescoço.

Calçada da Fama

O robô da Honda já tinha conquistado vários fãs no mundo inteiro ao demonstrar que pode subir escadas, reconhecer rostos e atender quando é chamado.

Em novembro passado, Asimo deixou suas pegadas digitais na Calçada da Fama dos Robôs.

Em agosto de 2003, ele compareceu a um jantar oficial do governo da República Tcheca, viajando como convidado do primeiro-ministro japonês, Junichiro Koizumi.

A tecnologia por trás de Asimo pode ser usada na indústria automobilística, já que artefatos eletrônicos estão gradualmente substituindo os antigos mecanismos dos carros.

No momento, a principal função de Asimo é de entreter. Mas a Comissão Econômica da ONU para a Europa prevê que o mercado mundial para robôs industriais vai subir de 81 mil unidades, em 2003, para 106 mil, em 2007. ce="2" >




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364118/visualizar/