Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 16:20

    Imprimir


O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (Famev), João Valente, e a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Agricultura Tropical, Maria Cristina Albuquerque, participaram ontem (15) à noite da solenidade de abertura do V Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (V SBEE), em Chapada dos Guimarães. Com o tema “Diversidade de Saberes e Práticas”, o encontro reúne pesquisadores, grupos de pesquisa, organizações não-governamentais e populações tradicionais indígenas e não-indígenas.

Paulo Speller destacou o papel da UFMT na organização do simpósio, em conjunto com a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), e a definição do município de Chapada dos Guimarães para sediar as atividades. “Além de ter tudo a ver com a temática, a escolha da cidade faz parte do trabalho de expansão e interiorização da universidade federal”, explicou o reitor.

A conferência de abertura “O Sistema de Crenças no Conhecimento Ecológico Tradicional” foi realizada por José Geraldo Wanderley Marques (UEFS). O evento contou ainda com a participação de autoridades do município e do vice-prefeito eleito, vereador Flávio Daltro.

Hoje (16) de manhã foi realizada mesa-redonda sobre “Sociedade e Natureza” com os professores Márcio D´Olne Campos (UFES), Ordep José Trindade Serra (UFBA) e Gilton Mendes dos Santos (USP/PPGAS), sob a coordenação da professora Michèle Sato (UFMT/IE). Em seguida, Fábio Pedro Bandeira (SBEE/UEFS) falou sobre “Etnoecologia: Desafios e Perspectivas” e Maria Christina de Mello Amorozo (UNESP- Rio Claro) sobre “Conhecimento Local e Transformações Sociais e Econômicas: Considerações sobre Mudança e Permanência”.

Às 15 horas, acontecerá a mesa-redonda sobre “Metodologias em Etnobiologia e Etnoecologia” com Nivaldo Peroni (UNICAMP), José da Silva Mourão (UEPB), Ulyssis Paulino de Albuquerque (UFRPE) e Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo (UFMT/FAMEV), sob a coordenação de Maria Cristina de F. e Albuquerque (UFMT/FAMEV). Às 19h45, será realizada oficina sobre “Comunidades Tradicionais do Pantanal: Diretrizes para Políticas Públicas”, com Valmir Ortega, coordenador Nacional do Programa Pantanal/MMA).

Amanhã (17), às 8h, será realizada mesa-redonda sobre “Ensino da Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil” com Ângelo Giuseppe Chaves Alves (UFRPE), Eraldo Costa Neto (UEFS) e Lin Chau Ming (UNESP - Botucatu), sob a coordenação de Jeferson Luiz D. Dombroski (UFMT/FAMEV).

Em seguida, acontecerá mesa-redonda sobre “Recursos e História” com Lylia da Silva Guedes Galleti (MMA), Maria Inês Malta Castro (UNICEUB) e José Carlos Leite (UFMT/ICHS), sob a coordenação de Vitale Neto (UFMT/ICHS). Às 14h, Rodrigo Aleixo Brito de Azevedo falará sobre “Agriculturas, Conhecimento Tradicional e Futuro”. Às 15h, será realizada a mesa-redonda sobre “Quintais e Sociobiodiversidade” com Carlos Ferreira de Abreu Castro (PNUD), Márcia Aparecida Brito (CNPq) e Maria Christina de Mello Amoroso (UNESP - Rio Claro), sob a coordenação de Maria de Fátima Barbosa Coelho (UFMT/FAMEV).

vai ministrar palestra sobre “Pesquisa e Monitoramento Participativo de Recursos Naturais”; Daniel Munduruku (INBRAPI) sobre “Conhecimento Tradicional: Acesso, Direitos, Legislação e Questões Éticas” e Teresa Cristina Moreira (DPG/SBF/MMA)

sobre ´´Legislação Brasileira de Acesso ao Conhecimento Tradicional”. Às 14h, será realizada mesa-redonda sobre “Políticas Envolvendo Populações Tradicionais” com Virgílio Viana (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável/AM), Paulo Kageyama (Secretaria de Biodiversidade e Florestas/MMA)

Aurélio Vianna (Fundação Ford), sob a coordenação de Carlos Ferreira de Abreu Castro (PNUD). Às 16h, acontecerá o II Fórum de Debates com Povos Tradicionais com Joaquim Correia de Souza Belo (presidente CNS), Jorge Terena (COIAB), Aladim de Alfaia Gomes (MONAPE) e Gonçalina Eva de Almeida (CONAQ)

No domingo (19), no período da manhã, acontecerá apresentação das Secretarias Regionais da Sociedade Brasileira de Entomologia e Entomologia (SBEE) e assembléia da SBEE. (Selma Alves/UFMT)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364150/visualizar/