Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 16 de Dezembro de 2004 às 14:36

    Imprimir


Uma capivara foi encontrada por pescadores no canal da Barra, na Barra da Tijuca (zona sul do Rio), na manhã desta quinta-feira. Uma equipe do G-Mar (Grupamento Marítimo) foi acionada por volta das 9h30 para resgatar o animal.

De acordo com a corporação, a capivara estava dentro do canal, descendo em direção ao mar, quando ficou presa na rede dos pescadores. Ela foi colocada no barco, levada para a areia e presa em uma caixa até a chegada da equipe do Corpo de Bombeiros.

Um veterinário do zoológico de Niterói foi chamado ao local para avaliar a saúde do animal. Segundo o G-Mar, é provável que a capivara esteja doente, já que estava muito tranqüila e foi facilmente resgatada. Ela será levada para o zoológico, onde receberá tratamento. Em seguida, o Ibama deverá indicar o local mais apropriado para soltar o animal.

Arpoador

Na manhã da última sexta-feira (10), uma capivara apareceu na praia do Arpoador (zona sul do Rio). Assustado, o animal tentou fugir e entrou no mar, dificultando o resgate do Corpo de Bombeiros.

A corporação chegou a suspender as buscas no período da tarde, depois que a capivara escapou para o alto-mar e a equipe de salvamento a perdeu de vista. No final da tarde, no entanto, ela foi vista novamente na praia de Copacabana e capturada pelos bombeiros. Uma rede foi utilizada para imobilizar o animal.

A capivara foi levada para o zoológico e, na tarde de sábado (11), foi solta na zona industrial da refinaria de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde, segundo ambientalistas, seria o seu habitat.

Mergulho

As capivaras geralmente são encontradas perto da água, em florestas ao longo de rios e em lagoas.

Quando estão em perigo, elas mergulham dentro d'água e nadam sob a superfície até escapar. As capivaras podem permanecer submergidas por vários minutos.




Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364178/visualizar/