Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Dezembro de 2004 às 14:30

    Imprimir


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi processado hoje pelo juiz Juan Guzmán por sua responsabilidade em crimes da Operação Condor, informaram fontes judiciais. Guzmán descartou relatos médicos argumentando que ele não apresenta condições de saúde para enfrentar um julgamento.

Em uma resolução de 70 páginas, o juiz pede que Pinochet seja julgado por nove seqüestros e um homicídio qualificado, crimes ocorridos dentro da Operação Condor. Também foi determinada sua prisão domiciliar.

"(Ele) entende bem as perguntas. Está em condições de ser processado e fica em prisão domiciliar", disse o próprio juiz Guzmán a jornalistas. Pinochet foi submetido a exames neurológicos em setembro para determinar se poderia enfrentar um julgamento.

Apesar de dois dos três especialistas que o examinaram terem afirmado que o ex-ditador não tinha condições de enfrentar um julgamento, Guzmán optou por processá-lo, assim como o fez há três anos, quando o submeteu a um processo por responsabilidade em seqüestros e assassinatos de uma comitiva militar dias depois do golpe de Estado que liderou em 1973.

Juan Guzmán comentou que "após estudar todas as declarações e elementos de juízo que existiam e a partir da percepção pessoal que tem do processo, não foi difícil tomar a decisão".

Pinochet é acusado de 19 casos de chilenos desaparecidos como parte da Operação Condor, operação coordenada entre as ditaduras militares dos países do Cone Sul para eliminar opositores nos anos 70 e 80.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/364997/visualizar/