Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 21:03
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa abre nesta quinta-feira (09.12), às 14h, um novo serviço: a utilização da música no processo terapêutico, também conhecido como musicoterapia. Depois de realizadas as pesquisas na área terapêutica, buscou-se um trabalho que produzisse resultado efetivo no tratamento de pessoas portadoras de necessidades especiais que buscam autocontrole, que precisam de ajuda na auto estima e que pudesse viabilizar o objetivo do Centro, que é o de inserção do cidadão no convívio social. O primeiro projeto será desenvolvido com cerca de 100 crianças/mês, sendo atendidas cinco a cada dia.

A Musicoterapia se utiliza recursos de sonoros para facilitar e promover a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a expressão e a organização física, emocional e mental objetivando conseguir uma melhor qualidade de vida e auxiliar na recuperação de movimentos motores. “Quando uma pessoa canta, ela relaxa mentalmente, se movimenta e fica alegre. Nesse estado ela se submete aos aparelhos de fisioterapia de modo mais calmo e consegue melhores resultados”, afirmou o diretor do centro, Pedro D’Ornellas.

A utilização da música como processo terapêutico é uma prática que vem sendo experimentada com resultados positivos. Nas pessoas consideradas normais ela auxilia no despertar do auto-conhecimento e na eliminação do estresse. Na pessoa com quadro patológico, como câncer, surdez e outros o auxílio vem na qualidade de vida e no enfrentamento à doença. Em quadros de trauma, causados por acidente e até coma, auxilia no movimento do corpo e no despertar do sub-consciente.

Quando o paciente ouve uma música, no processo da Musicoterapia, os sons são convertidos em impulsos que percorrem os nervos auditivos até o tálamo, região do cérebro que é considerada a estação central das emoções, das sensações e dos sentimentos. Os impulsos provocados pela música no cérebro repercutem em todo o corpo e podem ser detectados pelas novas técnicas de escaneamento cerebral ou neuroimagem.

O ritmo musical influencia os padrões de sono e vigília, a respiração, os batimentos cardíacos, a circulaçãosanguínea e as secreções de diversas glândulas. Já existem experiências mostrando que determinadas músicas aumentam a produção do leite em mamíferos e que ela reduz o estresse na criação de aves e suínos.

Nos humanos os benefícios da Musicoterapia são extensos. Ela pode beneficiar bebês, crianças, adultos e até os que alcançam a terceira idade. Também aqui existem experiências que indicam o seguinte: bebês que ouvem certo tipo de música quando ainda estão no ventre da mãe alcançam reações de calma ou estresse, dependendo do tipo de música, e apresentam as mesmas reações depois que nascem e até mesmo na vida adulta, são resultados indicados por pesquisas experimentais da técnica.

SERVIÇOS - “O Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa vem avançando na busca de excelência dos serviços”, disse Pedro D’Ornellas anunciando um novo serviço que será inaugurado já na próxima semana, que é a reabilitação de portadores de necessidades especiais com o uso da Equoterapia, terapia com equitação. Ele lembrou, também, que já está em funcionamento, neste mês, o serviço de teste de surdez para os pacientes que não conseguem se comunicar, portadores de deficiência mental, auditiva e da fala, e ainda para recém-nascidos com problemas de saúde. O teste é feito com aparelho de alta tecnologia chamado Bera, com capacidade de perceber estímulos que um simples aparelho de surdez não capta.

Outro serviço já colocado à disposição dos usuários do Sistema Único de Saúde, pelo Centro, é o de uma lavanderia completa, incluindo serviços padronizados de camareira que contemplam coleta de rouparia suja e abastecimento de rouparia limpa nos dois períodos de funcionamento do Centro, com fluxos definidos e agenda das ações estabelecidas.

A inovação do setor de lavanderia é de grande importância para o Centro pois é uma das ações que compõem a prioridade da efetivação da excelência nos serviços ofertados à clientela de reabilitação, tanto no que diz respeito à segurança e conforto quanto ao que diz respeito ao número de lençóis, toalhas e outros itens necessários, suficientes para os turnos de trabalho. “O serviço visa, sobretudo, compatibilizar a gestão de recursos materiais com os recursos humanos, complementando as atividades meio e fim do Centro”, explicou Pedro D’Ornellas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365518/visualizar/