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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 08 de Dezembro de 2004 às 15:24
Por: Carlos Martins

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O Estado de Mato Grosso aparece com destaque na edição de novembro da revista AMANHÃ, uma das mais expressivas publicações na área de gestão, economia e negócios que circula no País. Editada em Porto Alegre (RS), a revista traz em sua última edição, numa reportagem especial, o Ranking dos Estados, dedicando especial atenção ao Centro-Oeste.

Sob o título “O Centro-Oeste pede Passagem”, a revista cita o exemplo de Mato Grosso que, para atacar os problemas de infra-estrutura, criou consórcios rodoviários através de parcerias entre o Governo do Estado, Prefeituras e produtores rurais. O índice de competitividade do Centro-Oeste, comparando 2004 com 2003, é o maior dentre as regiões, despontando Mato Grosso com 4,5 pontos percentuais, ficando Mato Grosso do Sul em segundo com 2,7 pontos e o Distrito Federal com 1,7. Para efeitos comparativos, o Rio de Janeiro obteve um índice de 0,1 ponto percentual.

O Ranking dos Estados é desenvolvido desde 1996 pela Consultoria Simonsen Associados e a revista AMANHÃ. A reportagem, assinada pelos jornalistas Eugênio Esber e Sílvia Lisboa, mostra que o Estado de São Paulo ainda está muito à frente de todos os demais Estados brasileiros. Os indicadores de riqueza e de infra-estrutura são quase 78% superiores à média brasileira. Mas concluiu-se, também, que o País está em transformação e, nesse novo mapa, nenhuma outra região desponta com a vitalidade do Centro-Oeste.

Sobre os índices de competitividade apurados pelo estudo, os jornalistas afirmam que vários Estados aumentaram o índice em 2004, mas nenhum deles na proporção de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. “A interiorização do desenvolvimento começa a se dar de forma mais ampla”, destacou Antônio Cordeiro, sócio-diretor da Simonsen Associados. Diante desse processo, observa-se que a cada ano o índice de São Paulo recua. Em 2001 foi de 182,2 e agora, em 2004, caiu para 177,8. Mato Grosso está colocado no 13° lugar, com 106,3 (6,3% acima da média nacional) e vem num ritmo ascendente.

No ranking dos Estados mais competitivos, o melhor colocado da região Centro-Oeste é o Estado de Goiás, que assumiu o oitavo lugar com 125,2 pontos, desbancado o Espírito Santo, que ficou com 124,9. No quesito Riqueza (com base no PIB potencial de consumo e outros indicadores) Mato Grosso está em 12° lugar, com 110,3 pontos, na frente do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Ceará. São Paulo (176,4), Minas Gerais (162,9), Rio de Janeiro (157,9), Paraná (156,5) e o Rio Grande do Sul (155,4) ocupam as cinco primeiras posições. No quesito Infra-Estrutura (com base em indicadores econômicos e sociais) Mato Grosso está em 14° lugar, com 102,2 pontos. Quanto à produção agrícola, Mato Grosso ocupa a segundo posição, com 21 milhões de toneladas, atrás apenas do Paraná que em 2003 produziu 25,27 milhões de toneladas.

O avanço vigoroso dos “Tigres do Cerrado”, como diz a revista, deve-se em grande parte aos investimentos em infra-estrutura e nesse quesito o Centro-Oeste foi o único que melhorou seus índices. Com exceção do Rio de Janeiro, os demais Estados perderam pontos nos indicadores de infra-estrutura. É nesse panorama, embalado pelos excelentes resultados do agronegócio, que a região produtora de quase 40% da produção total de grãos do país e possui o maior rebanho bovino, vem atraindo novos investimentos. E o maior trunfo de Mato Grosso é justamente dar atenção especial à infra-estrutura. AMANHÃ se refere aos consórcios rodoviários como o “PPP caipirão”, numa referência à Parceria Público-Privado (PPP) do Governo Federal que ainda não decolou.

“Só no ano passado, os 46 consórcios em funcionamento asfaltaram 509 quilômetros, que se somaram aos 1.600 quilômetros já concluídos”, diz a revista, que entrevistou o secretário de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato. “Nossa meta é ter 2.400 quilômetros de estradas em plenas condições de tráfego até o final do governo. É o maior programa deste tipo no Brasil”, disse Vettorato à revista. “De fato é. Tanto que o projeto de lei das parcerias público-privadas que tramita hoje no Congresso se inspira na bem sucedida experiência mato-grossense”, escreveram os jornalistas do AMANHÃ.

A proposta do governador Blairo Maggi ao Ministério dos Transportes para concluir o asfaltamento da BR-158 também foi destacada. Para cada um real investido pelo Governo Lula, o governo de Mato Grosso se compromete a aplicar outro real na rodovia federal que é considerada o corredor da região do Araguaia. A razão de todo esse empenho se justifica, diz a revista. Em 2012 Mato Grosso prevê alcançar uma produção de 45 milhões de toneladas de grãos e contabilizar um PIB per capita de R$ 18 mil. “O nosso desafio será o de distribuir essa riqueza para todo o Estado”, disse o secretário Vettorato à revista AMANHÃ.




Fonte: Secom - MT

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