Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 21:11
Por: Alana Casanova/Sid Carneiro

    Imprimir


A bancada do Nortão, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, destacou a importância do agronegócio como um dos principais fatores que ajudaram o governo federal e estadual a registrar melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios que são sustentados pela produção de soja.

As observações partiram do deputado Dilceu Dal´Bosco (PFL), ao comentar pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) intitulada “Produção Agrícola Municipal” nos 20 maiores municípios produtores do Centro-Oeste, que apresentaram a taxa média de crescimento anual da população superiores ao restante do país.

“O agronegócio é importante para a balança comercial de Mato Grosso e de todo o país”, afirmou. Dilceu. Da mesma forma, os deputados Pedro Satélite (PPS) e Mauro Savi (PPS) defenderam a produção rural do estado. As declarações dos deputados ocorreram, durante sessão plenária na Assembléia Legislativa.

Com base em dados da pesquisa, o deputado ressaltou que o agronegócio tendo a soja como carro-chefe da produção de grãos é a responsável pelo incremento da economia estadual, geração de empregos, educação, alfabetização, longevidade e renda.

De acordo com o IBGE, o maior produtor de soja do Brasil é o Mato Grosso. O Estado responde por 24,97% da produção nacional. Em seguida, vem o Paraná, com 21,21% e o Rio Grande do Sul, com 18,45%. A indústria da soja é altamente mecanizada. A absorção de mão-de-obra nestes municípios inclui principalmente a prestação de serviços.

"Com a expansão das fronteiras agrícolas no Mato Grosso e o conseqüente aumento na demanda de mão-de-obra, alguns municípios apresentaram uma taxa de crescimento anual da população em torno de 10% com destaque para o município de Sapezal, que obteve uma taxa de crescimento populacional anual de 21,51%", disse Dilceu.

Segundo o deputado Mauro Savi, que representa o município de Sorriso, o maior produtor de soja do país, em 2003, a região chegou a colher 1,6 milhão de toneladas de grãos. Enquanto o IDH do Brasil é de 0,766, o do município é de 0,824, Mauro Savi afirmou que a pesquisa apontou a taxa média de crescimento anual da população de Sorriso em 9,94%, maior que o restante do Brasil que é de 1,64%.

Contra Ponto-

No entanto, os deputados alertam para a continuidade de crescimento do IDH com a conclusão da BR-163, principal canal de escoamento da safra que teria menor custo de fretes pelo porto de Santarém (PA). “Apesar de ser um problema de longa data, que entre tantos outros agravantes, prejudica diretamente o escoamento da safra, ainda não teve solução”, questionou Dilceu.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Helmut Augusto Lawisch, os produtores de Mato Grosso exigem o apoio logístico do governo federal, uma vez que, segundo o sindicalista que também é produtor, “da porteira para dentro está tudo bem. Nosso maior problema é infraestrutura”, disse Helmut.

Helmut afirmou que a produção mato-grossense conta com a conclusão da BR-163 como um novo ponto de escoamento de sua safra para desviar dos embargos dos produtos brasileiros no mercado internacional a exemplo do que ocorreu com a soja transgênica. “São problemas sérios que tiram a renda portuária do Brasil para as exportações”, disse. Em função disso, Hemult lembrou que os produtores de Mato Grosso pagam até o dobro de dois atrás, quando o frete era de U$$ 4,00.

“Em outros tempos o mercado internacional valorizava a nossa produção que vem diminuindo. Temos que sair do discurso” alertou Helmut.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365954/visualizar/