Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Segunda - 06 de Dezembro de 2004 às 17:20
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Pela primeira vez uma equipe de Mato Grosso ganhou uma competição no esporte coletivo em nível nacional. Os responsáveis pela façanha, a equipe de handebol masculino da Escola Vinicius de Moraes, de Sorriso, foram recebidos na manhã desta segunda-feira (06.12) pelo governador Blairo Maggi em seu gabinete no Palácio Paiaguás. No último sábado, em Brasília, eles disputaram a final de handebol dos 26° Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) contra a escola Santa Amélia, representando Alagoas, e venceram por 19 a 18. Acompanhados de integrantes da comissão técnica e do secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho, os atletas mostraram ao governador e ao secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, as medalhas e o troféu conquistado depois de ter disputado e vencido os seis jogos da competição nacional.

Os JEBs reuniram mais de três mil atletas em Brasília entre os dias 25 de novembro e 5 de dezembro. De Mato Grosso participaram 110 atletas nas modalidades masculina e feminina de Voleibol, Basquetebol, Handebol, Futsal, Atletismo e Xadrês. A equipe de handebol de Sorriso foi representada por 15 pessoas (dez atletas e cinco da comissão técnica).

Satisfeito pelo desempenho dos atletas, Maggi disse que no ano que vem o esporte terá ainda muito mais apoio, já que os recursos estão assegurados para que os atletas sejam contemplados com uma ajuda de custo por meio da Bolsa-Atleta, incentivo instituído pelo Projeto Olimpus. “É um incentivo para que os atletas se dediquem, cheguem à seleção e também a uma olimpíada. Eles terão apoio para que ultrapassem as barreiras dos índices. Existem muitos talentos escondidos. Temos que fazer aflorar”, disse o governador, que recebeu de presente uma medalha e camiseta do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e tirou fotos ao lado dos atletas e da comissão técnica.

Para que a equipe de handebol de Sorriso chegasse ao título nacional, eles tiveram que superar uma seletiva realizada com oito equipes regionais. Na final da seletiva eles bateram a equipe de Cáceres, se habilitando para representar o Estado no JEBs. “Se não tivesse essa seletiva, talvez Sorriso não tivesse a oportunidade. Antes a equipe era indicada para participar do JEBs e isso mudou de dois anos para cá, graças a iniciativa da Secretaria de Esportes do Estado que decidiu dar oportunidade de as melhores equipes disputarem a seletiva”, disse o técnico Cristiano Fripp, que preparou a equipe ao lado de Carlos Fernandes.

O técnico Cristiano Fripp destacou, ainda, o conjunto de sua equipe. “Faz dois anos que estamos invictos. Somente neste ano disputamos e vencemos 32 jogos”, revelou. Integrado atualmente por alunos da 7ª e 8ª séries, o projeto que culminou com o título em Brasília na verdade começou há nove anos. A equipe foi campeã estadual, campeã mirim, campeã infantil e este ano foi campeão municipal, campeão regional, campeã estadual e venceu a seletiva garantindo a vaga para o JEBs.

Segundo o chefe da delegação de Sorriso, Hélio Machado, a equipe de handebol surpreendeu a todos em Brasília, já que a expectativa era que a equipe de basquetebol que representava Mato Grosso se sagrasse campeã, o que acabou não acontecendo. Para o capitão da equipe, Renan de Andrade, 14 anos, os jogos foram uma grande experiência. “A partir da semifinal as dificuldades aumentaram e os jogos foram decididos por diferença de um gol”, disse Renan, artilheiro da equipe, com 55 gols, e que promete se empenhar ainda mais para conquistar outros títulos.

“Vamos redobrar nossos esforços no ano que vem”, prometeu o secretário de Esportes e Lazer, Baiano Filho. “Essa é uma conquista que temos que comemorar muito, pois é o primeiro título na história de Mato Grosso numa modalidade coletiva. Isso vem ao encontro daquilo que o governador Blairo Maggi deseja para o esporte mato-grossense”, acrescentou o secretário. Ele informou que no próximo ano serão implantados os Primeiros Jogos Escolares do Estado de Mato Grosso, com o pré-mirim, mirim, infantil e o infanto-juvenil. “Tudo isso irá impulsionar ainda mais o crescimento do esporte e certamente num futuro muito próximo teremos outras conquistas semelhantes à de Sorriso”.

Segundo Baiano Filho, com a implantação do projeto olímpico, através da bolsa atleta, os atletas poderão se dedicar ainda mais ao esporte. Em fevereiro os primeiros atletas já serão contemplados com o auxilio que contemplará atletas de modalidades coletivas e individuais que representam o Estado em competições nacionais, como o JEBs e os Jogos da Juventude e também atletas que representam Mato Grosso por federações em competições em que o atleta tenha obtido até uma sexta colocação. A bolsa mensal será de R$ 500 para a categoria estudantil e de R$ 800 para a categoria adulta.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/365983/visualizar/