Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 01 de Dezembro de 2004 às 17:24

    Imprimir


O Partido dos Trabalhadores vem mantendo encontros com políticos do Haiti para auxiliar na construção de um partido de esquerda unificado naquele país, informa o secretário de Relações Internacionais do partido, Paulo Ferreira. "Nós fomos convidados em maio e novamente quando o presidente Lula esteve lá para participarmos de uma discussão em torno de um movimento que cresce a partir da esquerda e da centro-esquerda, chamado ‘Movimento pela Fusão’", conta Ferreira.

O Haiti, segundo ele, tem 67 partidos políticos registrados, e o objetivo desse movimento seria organizar muitos desses grupos em um partido unificado. "O convite que nos fizeram foi inspirado no fato de o PT ter uma democracia interna grande, existe o direito de tendência, que é regulamentado desde 1985", afirma.

Apesar de o PT estar envolvido no debate para a criação desse partido de esquerda no Haiti, o secretário de Relações Internacionais garante que não é uma interferência: "Não exportamos modelos, respeitamos as decisões de cada país". Ferreira explica que o partido brasileiro está, "sobretudo, participando de uma transferência de experiência. Eles têm uma baixa participação institucional, ao contrário daqui, onde temos muitos senadores, deputados e prefeitos. Fomos lá mostrar a importância disso. Pode, em alguma medida, servir de elemento indutor de uma política partidária a ser levada pelos companheiros do Haiti", diz.

Ferreira, que esteve no Haiti por duas vezes para relatar a experiência de seu partido, revela que, em fevereiro, haitianos devem vir ao Brasil a convite do PT. Ele conta ainda que devem ocorrer outras viagens ainda para discutir o assunto. "O PT participa do debate sobre a criação de uma esquerda com ideais e pressupostos latino americanos", diz.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366536/visualizar/