Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 30 de Novembro de 2004 às 17:38
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (Ses) abre nesta quarta-feira (01.12), o Curso de Toxicologia, no Hotel Fazenda Mato Grosso, a partir das 8h. A finalidade do curso é capacitar em média cinqüenta profissionais da área da saúde, especialmente os médicos, enfermeiros, biólogos e sanitaristas da rede Sus, para aprender e reconhecer os sintomas de intoxicação e os riscos decorrentes da exposição freqüente aos agrotóxicos.

”Somadas a estas informações, os profissionais terão orientações sobre a legislação que norteia o uso desses produtos, e saberão intervir em situações de insegurança a que o trabalhador é submetido quanto à exposição e o uso indiscriminado desses produtos”, esclareceu a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador, Ivanil Mamoré.

Os temas que serão abordados no curso são: A vigilância sanitária de agrotóxicos, legislação, princípios básicos, a saúde do trabalhador agrícola, atendimento inicial ao paciente e as intoxicações por agrotóxicos. “Pretendemos com esse curso, melhorar a qualidade do atendimento ao trabalhador, e também trabalhar na prevenção. O objetivo do seminário é deixar claro que o uso indevido dos agrotóxicos é um problema de saúde", informou, Ivanil Mamoré. Explicando ainda que o curso visa dar suporte aos profissionais do Sus para melhor identificar, diagnosticar e notificar os casos de intoxicação principalmente relacionados ao trabalho.

O curso que será realizado em período integral, e termino previsto para o dia 03 de dezembro, é uma parceria do Ministério da Saúde com a Secretaria de Estado de Saúde, Superintendência de Saúde Coletiva, Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador, Coordenadoria de Saúde do Trabalhador.

COMPOSIÇÃO – Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar a composição destes e, assim, preservá-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas. Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café e mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminadas.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366726/visualizar/