Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 29 de Novembro de 2004 às 14:48

    Imprimir


Brasil e Paquistão deram o primeiro passo para estreitar as relações comerciais entre os dois países. O presidente Luiz Inácio da Silva e o presidente paquistanês, Pervez Musharraf, assinaram acordo para consultas sobre assuntos de interesse comum, o que abre caminho para que as autoridades econômicas e diplomáticas de cada um dos países conheçam mais sobre a realidade de cada um. Até outubro, o Brasil exportou US$ 72 milhões para o país asiático e importou de lá US$ 4,9 milhões.

Segundo o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Márcio Fortes, a idéia é estimular a aproximação de empresários brasileiros e paquistaneses, com o objetivo de aumentar a pauta de comércio exterior de ambos os países. Fortes sugeriu, inclusive, a criação de um conselho empresarial Brasil-Paquistão. "Há uma necessidade de aproximação empresarial porque os dois países se conhecem muito pouco. Os números são muito baixos, muito pequenos (relativos ao intercâmbio comercial) e há interesse dos dois lados em aumentar as oportunidades", disse o secretário-executivo.

Márcio Fortes disse que há oportunidades na área da produção de álcool combustível, já que o Paquistão é um grande produtor de cana-de-açúcar. A pauta de exportações brasileiras para o Paquistão é composta de gordura animal, algodão e peças de tratores. "Essa aproximação tem que começar por uma consultoria. A pauta tem muitas oportunidades", afirmou.

Com a assinatura do acordo sobre assuntos de interesse comum, os dois países devem manter consultas periódicas com o objetivo de analisar a situação internacional e as relações Brasil-Paquistão. Foram assinados ainda acordos de combate ao tráfico de drogas, na área de segurança alimentar e nutricional, bem como combate à fome. Também ficou acertado que portadores de passaportes diplomáticos de ambos os países estão isentos da retirada de visto quando em visita de até 90 dias.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366884/visualizar/