Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Novembro de 2004 às 16:02

    Imprimir


A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), entidade que reúne o segmento do agribusiness, pediu o apoio do governador Blairo Maggi para intermediar junto à Casa Civil e Coordenação Política do Governo Federal a liberação de recursos destinados à infra-estrutura. O pedido foi feito na noite desta quinta-feira (25.11), durante o 23° Jantar Anual da Anec, que reuniu 280 empresários do país no Jockey Club de São Paulo.

A Anec já encaminhou à Casa Civil um documento mostrando os pontos mais críticos das estradas brasileiras. Para o diretor-geral da entidade, Sérgio Mendes, Maggi, na condição de governador e de empresário no ramo do agronegócio, pode desempenhar um importante papel numa articulação política que passaria pela interferência dos ministros José Dirceu e Aldo Rebelo para que o Governo Federal libere recursos para a retomada de obras em importantes rodovias federais, como a BR-163 e a BR-158.

"A Anec sempre respeitou o produtor, pois a única forma do país crescer na exportação é incentivar e aumentar a produção. E isso só é possível com fortes investimentos em logística. Maggi representa o empresário brasileiro e é importante para encaminhar a questão", disse Mendes, que ao lado de outros empresários assistiu a uma palestra do governador Blairo Maggi sobre os investimentos de seu Governo na infra-estrutura de Mato Grosso. A Anec representa o setor que produz e exporta soja, farelo de soja, milho, arroz, feijão e outros grãos, além de óleos (soja, girassol, algodão, amendoim).

"Nosso ‘calcanhar de Aquiles’ tem sido a infra-estrutura deficiente. Mas em Mato Grosso temos lutado muito para melhorar o quadro", disse Maggi. O governador lembrou que em 2003 Mato Grosso asfaltou 509 quilômetros de estradas, o equivalente a soma de tudo o que foi feito pelos demais estados. Este ano mais 700 quilômetros de estradas deverão ser asfaltadas, além do trabalho executado por diversas frentes de trabalho na recuperação e conservação de rodovias.

Além de presidentes de grupos nacionais, como os empresários Olacyr de Moraes (Grupo Itamarati) e Jorge Maeda (grande produtor de algodão) empresas como a Coinbra, Caramuru, Multigrain e as multinacionais Cargill e ADM também estiveram representadas no jantar. Embora tenha sido um jantar de congraçamento entre os associados, além da fala do governador, que é o presidente da Anec, também usou da palavra o secretário de Política Agrícola, Ivan Wedekin, que falou em nome do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues e ainda o representante da Bolsa de Chicago Nick Bock. Este comunicou que a Bolsa estava trazendo os parâmetros de preços dos produtos que serão exportados pelos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR).




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/366950/visualizar/