Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 24 de Novembro de 2004 às 23:45
Por: Luciane Mildeberguer

    Imprimir


Com o objetivo de transmitir informações que contribuam para a saúde e o bem-estar dos servidores, a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), por meio da Gerência de Qualidade de Vida no Trabalho, realizou nesta quarta-feira (24/11), no auditório da Seduc, uma “Ação Integrada de Saúde”, com médico, psicóloga e nutricionista.

A iniciativa, disse a superintendente de Gestão de Pessoas da Sefaz, Maria Luiza Barreto Lombardi, se deve ao fato de vários servidores diagnosticados com hipertensão, diabetes e obesidade. “É uma ação preventiva para quem não apresenta os problemas, e de conscientização para aqueles nos quais as doenças já se manifestaram”.

A primeira palestra foi sobre “Mecanismo de stress no dia-a-dia – Alimentação e Saúde”, com o médico homeopata e ortomolecular, Marco Aurélio Silva Ribeiro. Ele destacou sobre o stress atual externo (agitação diária, trânsito, etc) e o stress interno (medos, frustrações, falta de alegria, relações confusas e incompletas, etc).

O médico também abordou a questão da alimentação e como ela influencia na geração do stress. “As pessoas nem imaginam como a falta de nutrientes pode levar a doenças”, alertou Ribeiro, enfatizando a importância da ação para transformar uma vida comum em uma vida de mudanças, buscando qualidade de vida mesmo no cotidiano, através da quebra de padrões.

A segunda palestra foi sobre o tema “Emoções Saudáveis”, com a psicóloga Clô Guilhermino, que enfatizou o que as pessoas devem trabalhar para não ficarem estressadas, como por exemplo, a alegria, o amor e a visão de futuro. “Todas essas emoções liberam endorfinas cerebrais que proporcionam sensações de prazer, aumentando a imunologia do corpo, conseqüentemente evitando-se doenças, como o stress”.

A “Nutrição e Qualidade de Vida” também foi destaque no evento, pela nutricionista Ludmila Gomes de Angelis, que reforçou sobre a importância da alimentação correta para uma vida saudável. “O hábito de alimentar-se é indispensável às pessoas. A reeducação alimentar depende do profissional e principalmente da pessoa, que precisa querer mudar”, argumentou a palestrante.

A nutricionista explicou que a educação alimentar deve ser seguida pela pirâmide de alimentos divididos em grupos: na base os cereais (energéticos), depois os alimentos reguladores (vegetais, legumes, folhosos e frutas), seguido das carnes, feijões, leite e ovos, finalizando com as gorduras, óleos e açucares (doces).

Os servidores presentes no evento aprovaram a iniciativa. “Achei ótimo, pois faz 21 anos que trabalho na Sefaz e nunca houve uma abordagem dessa forma. É uma maneira de conscientização e aprendizado”, avaliou a servidora Marilza Cristina Bueno. Para o servidor Cezarino Martins da Hora, a iniciativa é muito interessante. “É bastante inovador um órgão público estar preocupado com isso, gostei bastante da ação”.

SENSIBILIZAÇÃO - Para a gerente de Qualidade de Vida da Sefaz, Maria Angélica Wiedtheuper, as palestras são uma forma de colaborar com os servidores fazendários na conscientização e sensibilização das mudanças de comportamento e estilos de vida, através da educação.

Outros pontos destacados pela gerente e que estão sendo executados para a melhoria de qualidade de vida dos servidores são a auto-responsabilidade e o incentivo a estilos de vidas saudáveis, abrangendo os aspectos físico, emocional, social, intelectual, ambiental e espiritual. “A promoção da saúde é igual ao nosso destino, ou seja, devemos saber onde queremos chegar e refletir quantos anos de vida ainda queremos ter. A partir daí devem ocorrem as mudanças de comportamento”.

A partir de agora a Ação Integrada de Saúde terá continuidade através de grupos de trabalho com a nutricionista, que vai dar início ao tratamento para as doenças de risco, como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outros. Para o ano que vem, outras ações nesse sentido serão realizadas, dando seqüência ao Programa Saúde e Segurança Ocupacional.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367306/visualizar/