Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 20 de Novembro de 2004 às 07:03

    Imprimir


Mato Grosso espera contar com o apoio da população no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Embora obtendo uma redução de 77,4% nos casos da doença este ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) quer alcançar o percentual do país que é de 92%. Para atingir esse objetivo, a SES em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios realiza hoje o “Dia D de Combate à Dengue”.

Em Cuiabá, cerca de 150 estudantes terão um dia de Agentes de Saúde e diversas atividades serão desenvolvidas no campo de futebol do CPA, próximo ao terminal de ônibus. O evento conta com a participação das escolas Tiradentes, André Avelino e Vinte e Cinco de Abril.

De acordo com dados da SES, até o momento, foram notificados 3.089 casos da dengue, sendo 1.557 confirmados em Mato grosso. Também foram notificados dois casos da dengue hemorrágica (Cuiabá e Diamantino), sendo um confirmado na capital. Não houve óbitos. Em 2003, foram 13.704 notificados, sendo 9.085 casos confirmados.

Conforme a superintendente de Saúde Coletiva, Moema Couto Silva Blatt, o último óbito por dengue hemorrágica registrado no Estado ocorreu em 2002. Entre 1991 a 2004, foram quatro óbitos. “A análise que fazemos é que nós conseguimos, através da capacitação dos médicos, evitar os óbitos assim que os casos começaram a ocorrer no Estado”, observou. Nesse mesmo período, foram notificados 68.849 casos da dengue, sendo 26.208 confirmados.

Moema Blatt alerta, porém, que a população não deve dar trégua ao Aedes aegypti. Como se trata de um período de chuvas, é preciso redobrar os cuidados. Por isso, é necessário ficar atento e não deixar água limpa acumulada em pneus, garrafas, sacos plásticos, latas, vasos de plantas e outros locais propícios para a reprodução do mosquito.

Hoje, nas atividades realizadas no CPA, a Superintendência de Saúde Coletiva vai disponibilizar uma Unidade Móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com material para identificação do mosquito da dengue.

Conforme Moema Blatt, os estudantes estarão em pontos estratégicos dos bairros passando orientações aos moradores sobre o mosquito transmissor. A expectativa é que sejam visitadas aproximadamente duas mil residências, cujos moradores receberão um saco para lixo com ilustração dos possíveis criadouros e também serão afixados adesivos da visita das crianças, com os dizeres "Dengue - dê um fora nesse mosquito".

"Os jovens estarão acompanhados por monitores e agentes de Saúde de Cuiabá. É nos jovens que você consegue as melhores condições de absorção do conhecimento e são eles que vão mudar o modo de pensar dos adultos, influenciando no comportamento", disse.

Moema Blatt lembrou ainda que o trabalho de combate ao mosquito da dengue é feito durante o ano todo pelos municípios por meio dos agentes de saúde que percorrem as residências levando orientação aos moradores.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367531/visualizar/