Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 19 de Novembro de 2004 às 09:14

    Imprimir


Amanhã é o dia "D" da Campanha Nacional de Combate à Dengue. A nova campanha de combate à dengue tem o tema "Não deixe a dengue estragar o seu verão". A campanha está sendo divulgada em jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão. O objetivo é motivar a população a combater a doença e divulgar as ações previstas para amanhã.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas sejam infectadas anualmente em mais de 100 países. Segundo a OMS, 550 mil pessoas são internadas e 20 mil morrem em conseqüência da doença.

De acordo com secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, o Brasil está conseguindo controlar a doença. Em relação a 2003, o número de casos caiu em 73%. Se comparado a 2002, o valor cai em 91%. Mas Jarbas alerta que é preciso manter as ações de prevenção. "No próximo verão, como em todos os verões, vamos ter condições favoráveis para que cresça a população de mosquito".

Segundo o secretário, 64 grandes cidades brasileiras são consideradas áreas de risco. Ele explica que o ministério está fazendo um levantamento da infestação nesses locais. Com isso, o prefeito saberá em qual bairro da cidade há maior possibilidade de ocorrer uma epidemia. "Assim, será possível fazer um combate mais direcionado".

O secretário explica que o mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, encontra ambientes mais favoráveis nas áreas metropolitanas. Nesses lugares, há deficiência na limpeza urbana, intensa utilização de recipientes descartáveis e grandes mudanças climáticas, que são condições de vida ideais para o mosquito se reproduzir.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367561/visualizar/