Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 10 de Novembro de 2004 às 18:57

    Imprimir


Apesar de ser um grande produtor de petróleo, o Brasil tem de importar quotas complementares de óleo diesel para o transporte. A adição de biodiesel ao óleo diesel consumido no país colaborará para reverter essa dependência, afirma o coordenador da Campanha de Energia do Greenpeace, Sérgio Dialetachi.

"A adição de 2% de óleos vegetais no diesel de petróleo para fazer o biodiesel vai tornar o Brasil menos dependente de petróleo vindo de fora ou da importação de diesel para abastecer nossos caminhões. Já produzimos uma quantidade suficiente de gasolina, nafta [matéria-prima para a produção de resinas plásticas] e querosene, mas o diesel ainda tem que ser trazido de fora pelo volume que necessitamos no país", diz.

Dados de 2002 do Ministério de Minas e Energia indicam que mais da metade (52,4%) do consumo de combustível em transportes do país é de óleo diesel, contra 25,6% de gasolina e 11,9% de álcool. Como conseqüência, o Brasil precisa importar 15% do óleo diesel que consome. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o país importa mais de 6 bilhões de litros de diesel, gastando mais de US$ 1,2 bilhão por ano. A adição de 2% de biodiesel no óleo diesel consumido no país trará uma economia anual de 800 milhões de litros.

Para Ciro Eduardo Corrêa, do setor de Produção, Cooperação e Meio Ambiente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), o biodiesel é importante e estratégico para o país. "No momento em que se discute o fim do uso do petróleo, que hoje é o principal combustível usado no mundo inteiro e gera uma série de guerras pela sua disputa, discutir uma matriz energética alternativa – e principalmente a partir de matéria-prima renovável - é estratégico para o país", afirma.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/367954/visualizar/