Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 09 de Novembro de 2004 às 15:17

    Imprimir


Ministros de cerca de 30 países começam a discutir hoje temas ligados à educação, que fazem parte do relatório lançado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) durante a IV Reunião do Grupo de Alto Nível do Programa Educação para Todos.

Segundo o ministro da Educação, Tarso Genro, os países representados no encontro, que começa hoje em Brasília, são os que têm maior responsabilidade política mundial em relação às Metas do Milênio na questão educacional. O Relatório Mundial de Monitoramento sobre Educação para Todos foi lançado ontem (8).

"O Brasil assumiu uma responsabilidade política muito grande a partir do momento em que o presidente Lula colocou a educação como centro do seu programa estratégico de trabalho", disse o ministro, em entrevista à Rádio Nacional.

De acordo com Tarso Genro, as maiores preocupações da Unesco são os investimentos em educação de base e na sua expansão, fiscalização e qualidade. Em sua opinião, mo Brasil, ainda há muitos desafios: "Todos os fatores apontados no relatório são desafios. A questão da educação de base, por exemplo, é de responsabilidade dos municípios e estados. O governo é apenas programador, estrategista e financiador, até certo ponto", afirmou.

Na entrevista, o ministro também anunciou que o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e a própria União vão colocar mais recursos para ajudar a romper os desequilíbrios entre os estados. "Nós teremos, em 2005, um orçamento melhor do que o deste ano", disse Tarso Genro.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368110/visualizar/