Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 08 de Novembro de 2004 às 12:13

    Imprimir


O Ministério da Educação realizou neste domingo o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a avaliação que substituiu o chamado Provão. Do total de 156 mil alunos de 2.187 cursos de graduação de 13 áreas do conhecimento, 90,16% participaram do exame. O Enade ocorreu em 644 locais de prova em 361 municípios.

As áreas avaliadas pelo Enade em 2004 foram: Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia.

O Enade faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que engloba, ainda, uma avaliação dos cursos e das instituições.

Dilvo Ristoff, diretor de Estatística e Avaliação da Educação Superior do Inep, explica que a nota do Enade não será a nota do curso, mas parte do conjunto de dimensões do conceito de avaliação do curso.

Segundo o diretor, a nota do Enade será somada à nota do curso obtida durante a avaliação in loco, a ser feita periodicamente por comissões de especialistas nas diversas áreas do conhecimento.

- Nenhuma decisão regulatória como reconhecimento, renovação do reconhecimento ou perda da autorização será tomada em função apenas do desempenho dos estudantes no Exame -explica.

As provas tiveram 10 questões de avaliação da formação geral, comum aos cursos de todas as áreas, e 30 questões específicas para cada área. Nas duas partes, as questões foram discursivas e de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

O resultado individual do estudante estará disponível na internet em março de 2005. O boletim do graduando é sigiloso e compara a média individual com a nacional, da região, do Estado e da instituição.

O Inep também produzirá um Relatório Geral com todos os resultados do desempenho de ingressantes e concluintes, por área do conhecimento, por instituição, por região, por dependência administrativa e outros, assim como um Resumo Técnico com análises específicas do significado destes resultados.

O Resumo Técnico apresentará, além dos resultados do desempenho das áreas, uma análise dos resultados dos questionários respondidos pelos estudantes e coordenadores de cursos.




Fonte: O Globo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368189/visualizar/