Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 05 de Novembro de 2004 às 14:17

    Imprimir


O governo Federal decidiu ampliar as regras e ao invés de apenas observar as condições das instituições de ensino superior (universidades) de todo o país, agora vai também dar uma atenção maior e analisar as condições do aprendizado do aluno que está entrando numa universidade -terminou o ensino médio- e também sobre aquele que está saindo da faculdade e entrando no mercado de trabalho como mais um profissional. Para isso extinguiu o “Provão” e implantou o ENADE (Exame Nacional de Desempenho do Estudante).

O diretor do Iunmat (Instituto Universitário do Norte de Mato Grosso) -uma extensão da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso)-, Marco Antonio Pereira Pinto, explicou que o objetivo do governo é também saber como está o aproveitamento do aprendizado do aluno que está saindo do ensino médio e entrando numa universidade. “O Enen (Exame Nacional do Ensino Médio) vai continuar acontecendo a novidade agora é que os alunos que estão começando na universidade também vão fazer o ENADE, o antigo provão que antes era feito somente no final da faculdade”, detalhou. “Os alunos quando concluírem seus cursos superiores vão continuar fazendo a avaliação que serve para também analisar as condições das instituições que não deixarão de ser observadas”, ressaltou.

Marco Antonio disse que desta vez as provas serão por amostragem e na universidade em Sinop somente os alunos do curso de Educação Física -um dos cursos que será analisado- que começou este ano irão participar das provas. Dos 80 estudantes que fazem o curso apenas 58 irão prestar os exames. “Quem escolheu foi o próprio MEC (Ministério da Educação e Cultura) que através de uma lista que foi enviada fez as escolhas de quem irá fazer o exame”, disse. Quem não fizer as provas terá problema com o ministério e não receberá o diploma de conclusão no final do curso. “Se o aluno que foi selecionado não fizer as provas terá problemas com o MEC no final do curso, pois é uma obrigatoriedade fazer esse exame”, ressaltou Marco Antonio.

Poderão fazer a prova os estudantes que acabaram de ingressar ou estão concluindo os 2.137 cursos de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia do País.

O Enade, além de analisar o desempenho do estudante, vai premiar os primeiros colocados de cada curso. "Para o ingressante será dada uma honra ao mérito e para o concluinte, uma bolsa de estudo de mestrado ou doutorado em curso reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)", explica o coordenador-geral do Enade, Amir Limana.

As provas serão no domingo (7) e em Sinop serão aplicadas na escola Nilza de Oliveira Pipino. O horário será das 12 às 16 horas (horário de Mato Grosso). O diretor alertou que o aluno deve levar caneta esferográfica preta, lápis de escrever nº 2, borracha, apontador e calculadora (que não poderá ser emprestada). O candidato deve estar no local da prova às 11h15 , pois os portões fecham ao meio dia e não abrirão mais.

Só Notícias tentou falar com as outras 4 universidades do município mas algumas não souberam passar informações e outras somente no período da tarde poderão atender.




Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368237/visualizar/