Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 05 de Novembro de 2004 às 10:41

    Imprimir


Pacientes com distúrbios no sistema de equilíbrio do corpo, localizado no pavilhão auditivo, costumam ter a qualidade de vida bastante prejudicada por causa de tonturas e vertigens constantes. Uma pesquisa recém-publicada na revista Neurology, realizada no Imperial College de Londres, mostra que a solução pode estar nos simuladores de vôo usados por pilotos.

Após sessões de terapia feitas no simulador com 40 pessoas, o número de crises de vertigem caiu em 50%. Segundo Adolfo Bronstein, principal responsável pelo estudo, o fluxo de informações sensoriais disparadas no simulador, tanto para os olhos como para o sistema de equilíbrio do corpo humano, são os responsáveis por essa melhora dos pacientes submetidos à terapia.

"Os estímulos nos músculos e juntas no ouvido interno e em direção aos olhos formam a base sensorial que mantém o nosso corpo equilibrado", explicou o pesquisador em comunicado do Imperial College. A ilusão de movimento provocada pelos simuladores, portanto, estaria enriquecendo esse processo basal que mantém o sistema de equilíbrio em funcionamento.

Em todos os casos, as sessões de terapia feitas nos simuladores de vôo ¿ foram realizadas rotações e torção da cadeira além de exercícios com vídeos ¿ não foram as únicas de todo o tratamento. Todos os pacientes foram submetidos também à fisioterapia convencional.

Segundo Bronstein, o mais importante do processo é que a qualidade de vida dos pacientes melhorou depois que eles saíram das sessões no simulador. O relato do grupo analisado também mostrou que as crises de ansiedade e de depressão caíram em 33%.




Fonte: Revista Pesquisa Fapesp

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368267/visualizar/