Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 03 de Novembro de 2004 às 09:03

    Imprimir


A falta de conscientização das pessoas que procuram o Rio das Mortes nos finais de semana em busca de lazer e diversão pode provocar um verdadeiro desastre ecológico e comprometer totalmente o ecossistema. Já é comum encontrar nas margens do rio lixo, garrafas plásticas, pedaços de madeira e até embalagens de agrotóxicos.

O acadêmico do curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso, Ronaldo Povrosnik Júnior está preocupado com o volume de lixo que vem sendo jogado no rio. Ele costuma praticar canoagem todos os finais de semana e percebeu que em alguns pontos do rio a água está ficando muito poluída e tem mal cheiro. O Rio das Mortes já serviu para a realização de grandes campeonatos de canoagem com repercussão nacional.

A preocupação do estudante é que se, ninguém tomar uma providência no futuro o rio poderá ficar totalmente poluído e inviabilizar a realização de campeonatos de canoagem. "As pessoas sempre jogaram lixo no rio, mas de um ano para cá, depois que a MT 130 foi asfaltada facilitando o acesso, a situação ficou mais crítica. Hoje, a gente corre risco de contrair doenças por causa da poluição do rio", reclamou o estudante.

O rio das Mortes é o principal afluente do rio Araguaia em território mato-grossense . O rio tem sua nascente na serra de São Vicente, no perímetro entre Santo Antonio do Leverger e Campo Verde, ele percorre mais de 6 mil quilômetros atravessando por mais 19 municípios até desembocar entre os municípios de São Félix do Araguaia e Novo Santo Antonio, no rio Araguaia.




Fonte: Folha de Primavera

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/368391/visualizar/