Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 29 de Outubro de 2004 às 06:16
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


Na terceira rodada da pesquisa Vox Populi, divulgada no início da noite de ontem pela TV Centro América, a diferença entre os dois candidatos que disputam segundo turno das eleições em Cuiabá caiu de 15 pontos percentuais para quatro. Na pesquisa estimulada Alexandre Cesar (PT) registrou 48% das intenções de voto contra 44% de Wilson Santos (PSDB).

O percentual de eleitores que não sabem em quem votariam ou não responderam subiu de 6% para 7%. Já os que votariam em brando ou anulariam o voto reduziu de 3% para 1%. O instituto Vox Populi ouviu 500 eleitores no dia 26 de outubro, há cinco dias do segundo turno. A margem de erro da consulta, registrada sob o número 161/2004 na 1ª Zona Eleitoral, é de 4,4% para mais ou para menos, registrando um empate técnico entre os candidatos.

Na categoria espontânea a diferença é de apenas três pontos percentuais. Alexandre Cesar somou 47% e Wilson Santos manteve o mesmo percentual da estimulada, 44%. Os votos brancos e nulos também mantiveram o mesmo percentual, 1%. Já os eleitores indecisos representam 8% dos entrevistados.

O desempenho dos dois candidatos no segundo turno registrado pelo Vox Populi demonstrou a queda do candidato petista e o crescimento do tucano. Na primeira rodada, divulgada no dia 14 de outubro, Alexandre Cesar contava com 56% das intenções de voto e Wilson Santos com 36%. A diferença caiu de 20 pontos percentuais para 15 na segunda rodada, divulgada no dia 21 de outubro, quando o petista somava 53% e o tucano 38%. Porém, apesar da aproximação que vinha sendo registrada, esta foi a primeira vez que foi verificado empate técnico entre os dois postulantes.

Na votação do primeiro turno a diferença entre os dois candidatos foi de 7.273 votos. Wilson Santos, que representa a coligação “Por Cuiabá no Século 21”, foi escolhido por 99.920 eleitores, representando 36,2% dos votos válidos. Já Alexandre Cesar, da aliança “Amo Cuiabá”, somou 92.647 votos, ou 33,6%.

No primeiro turno a coligação de Wilson Santos contava com o PSDB, PDT, PSB e PHS. Alexandre Cesar, por sua vez, estava com o PL e o PC do B, além do PT.

Neste segundo turno, Wilson somou o apoio do PTB, e de parte do PMDB. O petista, no entanto, aumentou o seu arco de aliança passando de três partidos para 17. Entre os que aderiram a campanha de Alexandre estão o PPS, o PFL, o PP e parte do PMDB.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369258/visualizar/