Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 15:04

    Imprimir


O desenvolvimento dos servidores na vida acadêmica é incentivado pela administração do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq). A instituição paga até 50% do curso de graduação e pós-graduação nas áreas que representem um interesse comum dos servidores e do órgão. Outros investimentos são feitos em cursos de capacitação técnicas oferecidos pelo órgão.

"O Estado está tendo um desenvolvimento bastante acelerado, para cá já vieram diversas empresas de alta tecnologia, por isso a formação científica e técnica dos nossos servidores é encarada como prioridade", disse o superintendente do Imeq, Jair Durigon. "Somos nós que fazemos a verificação da qualidade dos serviços e dos produtos oferecidos por estas empresas, então temos que deter conhecimento para estarmos sempre à frente", complementou.

A possibilidade de fazer curso superior ou uma pós-graduação, com parte dos custos arcados pela instituição, é vista pelos servidores com um incentivo a mais na busca da melhoria profissional e enriquecimento cultural. "Acho excepcional. Atinge o interesse do servidor e principalmente da instituição que terá pessoas mais preparadas", disse o técnico metrológico, Clodoaldo José Ferreira. Formado em Direito, ele concluiu, em 2001, pós-graduação em Gestão Empresarial e Contemporânea, realizada na UFMT. Na época, ele conseguiu bolsa integral da instituição. "Foi um curso de alto nível e muito do que aprendi pude aplicar no órgão, como no controle de estatísticas, planejamento estratégicos, desenvolvimento de programas de qualidade e gestão de pessoas", disse.

A auxiliar metrológica do Imeq, Suziane Cristina Marchoreto, que atualmente coordena a parte de eventos do órgão, também pode fazer uma especialização com apoio da instituição. "Conclui a especialização em Auditoria, em 2002. Naquela época eu trabalhava na área administrativa e o curso tinha tudo a ver com o que eu fazia", contou. "Conhecimento você não perde nunca. Se para fazer uma graduação é caro, continuar os estudos é mais difícil ainda, por isso essa ajuda motiva muito", afirmou Suziane que é formada em Ciências Contábeis.

CAPACITAÇÃO - Para que os profissionais do órgão estejam sempre atualizados com as novas tecnologias, legislações e normatizações o Imeq realiza periodicamente cursos de capacitação, principalmente na área técnica. "Nós temos uma rede de metrologia no Brasil, que envolve todos os órgãos delegados do Inmetro. A cada três meses é feita uma reunião. Sempre que tem uma novidade é promovido o curso pelo Imeq, seja com empresas propostas pelo inmetro ou empresas privadas", explicou Durigon.

"Este aprendizado é muito importante. Os questionamentos dos comerciantes e dos próprios fornecedores são inevitáveis, por isso precisamos de fiscais metrologistas muito bem preparados para lidar com isso e sanar todas as dúvidas que por ventura venham ocorrer no nosso trabalho", disse a uma das diretoras da Associação dos Servidores do Imeq (Assimeq), Elaine Barros. "O treinamento o aperfeiçoamento profissional faz com que o servidor se sinta mais capacitado e mais confiante naquilo que está fazendo", complementou.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369334/visualizar/