Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 28 de Outubro de 2004 às 11:37

    Imprimir


A Universidade Popular Comunitária (UPC) formou a primeira turma do ensino fundamental. No total 80 alunos - chamados de co-artesentis - se formaram no campus Herbert de Souza, no bairro Osmar Cabral. Os estudantes tinham entre 25 a 63 anos.

A turma inicial era composta de 105 alunos, mas 25 disistiram porque trocou de cidade.

Como é o próprio aluno que faz o horário de estudo dele, quem conseguiu trabalho à noite, transferiu-se para o turno vespertino, sem prejuízo para o aprendizado. O aluno mais velho, o aposentado Sebastião Fredolino (63) só conseguiu o benefício da aposentadoria durante os estudos. Ele é um dos mais entusiasmado com o curso.

Com as atividades iniciadas em novembro de 2002 o campus experimental, UPC Herbert de Souza - que abrange nove bairros da região do Osmar Cabral - conclui o primeiro ciclo de atividades e parte para a próxima etapa.

Com a conclusão do ensino básico (antigo primeiro grau), os alunos estão automaticamente matriculados no ensino médio (antigo segundo grau). "Quem tiver mais de 25 anos e com o ensino básico completo e quer continuar os estudos pode procurar a UPC", disse o professor Cristóvão Almeida.

A próxima etapa, após a conclusão do ensino médio, será o ensino superior, que será cursado na própria UPC. A UPC atende pessoas, acima de 15 anos, que não completaram o Ensino Fundamental.

A universidade é um espaço do conhecimento direcionado e com características para aqueles que não tiveram a oportunidade de freqüentar a escola na infância e adolescência.

A cerimônia de entrega simbólica dos diplomas acontece neste sábado, às 18h no anfiteatro maestro China, no prédio da SME, na rua Diogo Domingos Ferreira, 292. O secretário Municipal de Educação, Carlos Maldonado, estará presente na cerimônia.




Fonte: RMT online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369387/visualizar/