Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 27 de Outubro de 2004 às 21:20

    Imprimir


A região amazônica dividida por Brasil, Bolívia e Peru será palco de um plano de desenvolvimento sustentável, graças a um financiamento de 1,5 milhão de dólares do governo dos Países Baixos e ao trabalho de organizações não-governamentais e autoridades locais.

O convênio que possibilitará a iniciativa foi assinado nesta quarta-feira, em La Paz, pelo embaixador holandês, Ronald Muyzert, e pelo representante do consórcio de organismos do meio ambiente que o colocará em prática, Roger Landívar.

O acordo procura consolidar o projeto denominado "Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Região MAP" (sigla em referência às regiões de Madre de Dios, no Peru; Acre, no Brasil; e Pando, na Bolívia) e será entrará em vigor a partir de janeiro de 2005, com uma duração de 15 meses.

O plano prevê revigorar a ordem territorial da região, o fortalecimento competitivo dos produtos provenientes das zonas florestais da área, incidir em políticas públicas e fomentar projetos de desenvolvimento sustentável no território.

Sua principal aposta é pelo aumento da produção de castanha, produto gerador de muitos postos de trabalho na região mas que ainda não ajudou a reduzir a pobreza da população, apesar de a Bolívia exportar anualmente quase 40 milhões de dólares deste fruto.

A execução do projeto está a cargo de um consórcio formado por seis instituições internacionais: Fundo Mundial para a Natureza (WWF, do inglês World Wide Fund), Conservação Internacional, Serviço Holandês de Cooperação para o Desenvolvimento, The Nature Conservancy e Tropenbos International.

O âmbito da ação inicial do plano são os municípios de Bolpebra (Bolívia), Tahuamanu (Peru) e Assis (Brasil), enquanto a iniciativa não é ampliada ao resto da região MAP.

Os trabalhos serão realizados em parceria com sócios e governos locais, organizações sociais e associações públicas e privadas, regionais e nacionais dos três países signatários.

A região da Amazônia compartilhada por Bolívia, Brasil e Peru compreende mais de dois milhões de quilômetros quadrados, onde existem vários tipos da floresta considerada a mais rica em biodiversidade do planeta.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/369538/visualizar/